Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Incra alerta sobre negociação de lotes e terras da União

O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlino Lima, fez hoje um alerta aos beneficiários de lotes nos projetos de assentamento de Rondônia, aos posseiros de terras da União passíveis de regularização fundiária e à população em geral para que não transacionem os lotes sob pena de perderem suas parcelas, valores investidos e responderem a processos criminais. “Comprar, vender, arrendar ou ceder parcelas em projeto de assentamento e terras da União é crime de acordo com a Constituição Federal”, lembrou o superintendente.



Para intensificar o controle sobre essas situações, o órgão implantou recentemente a Comissão de Supervisão de Situação Ocupacional de Assentamento, que somente no PA Joana D’Arc já efetuou 22 notificações.

Os projetos de assentamento recém criados – Flor do Amazonas I, II, III e IV, também estão sendo alvo de especulação, segundo a fiscalização do órgão que inclusive já deu entrada em processo na Polícia Federal. “É importante ressaltar que quaisquer transações efetuadas sem a anuência do Incra não têm valor legal. Somente o Incra faz o cadastramento das famílias. Outras entidades, como associações, e terceiros de um modo geral, não estão autorizados a fazê-lo”, afirmou.

Para intensificar o controle sobre essas situações, o órgão implantou recentemente a Comissão de Supervisão de Situação Ocupacional de Assentamento, que somente no PA Joana D’Arc já efetuou 22 notificações.

Além dos problemas mencionados, Carlino Lima explicou que o beneficiário que vender ou der destinação indevida a seu lote terá que pagar todos os créditos que recebeu do Incra. Caso contrário, nome e CPF vão para a Dívida Ativa da União e não poderá mais ser assentado em qualquer outra parte do país.

“Quem compra lote em assentamento se arrisca a perder tudo: o dinheiro que pagou e a terra, além de responder a processo”, advertiu o superintendente.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema