Incra reafirma empenho na regularização de áreas quilombolas
O superintendente do Incra/RO, Carlino Lima, afirmou na abertura do 1º Encontro Estadual das Comunidades e Povos Tradicionais de Rondônia, na manhã de hoje, que a superintendência vai trabalhar em 2009 para regularizar todas as áreas de comunidades quilombolas que têm processo no órgão. "Estamos empenhados em dar segurança jurídica para os moradores dessas comunidades" Até o meio do ano o órgão pretende titular as terras da Comunidade de Jesus.
O evento, organizado pela Escola de Formação Sindical Chico Mendes, busca iniciar um processo de construção de uma política estadual de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais, com base na política nacional definida no decreto 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. Participam comunidades de terreiros, quilombolas, ribeirinhas, indígenas. Num primeiro momento, será elaborado um cadastro das entidades representativas dos povos e comunidades tradicionais existentes em Rondônia.
Os participantes estão debatendo a política nacional de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais, com uma análise da conjuntura elaborada pelo deputado federal Eduardo Valverde e, ao final, serão elaboradas propostas de ações para a construção de uma política estadual de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais.
Veja Também
Márcio Nogueira é reeleito para mais três anos na OAB de Rondônia
Declare Seu Rebanho: a Sustennutri Nutrição Animal é parceira da Idaron em mais uma etapa
Quase 7.500 advogados podem votar nesta segunda para eleger nova diretoria da OAB-RO
Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024