Rondônia, 15 de abril de 2025
Geral

Influência de substratos no desenvolvimento de mudas é apresentada em Simpósio Científico

A influência e os efeitos de diferentes substratos no desenvolvimento de mudas de Jenipapo no Viveiro de Itapuã do Oeste é tema do artigo científico que será apresentado pela estudante de biologia Jaime Gomes, estagiária do Centro de Estudos Rioterra, no III Simpósio Regional de Pesquisa Científica e Tecnologia de Rondônia, realizado pelo Grupo Educacional São Lucas de 24 a 26 de abril, em Porto Velho.

A pesquisa foi orientada pelos engenheiros florestais Iara Barberena, Felipe Sbrissa e a docente de Biologia da São Lucas, Ana Cristina de Souza. O experimento foi realizado entre os meses de novembro de 2018 e março de 2019 com seis tratamentos distintos, porções diferentes de terra de subsolo, palha de arroz carbonizada e pó de serra carbonizado. Foram realizadas 22 repetições de cada um deles nesse período.

As plântulas do Jenipapo - o embrião já desenvolvido, recém-nascido - foram selecionadas observando uma padronização de tamanho, antes de serem transferidas para as sacolas de polietileno. Todas as mudas foram igualmente irrigadas e receberam duas adubações via fertirrigação. Na avaliação do desenvolvimento das amostras foram observados altura da planta, diâmetro da altura do colo, comprimento da raiz e massa seca total.

Ao final, os pesquisadores observaram que as plantas que receberam o tratamento com maior proporção de terra de subsolo foram as que mais se desenvolveram. De acordo com Jaime Gomes “isso se dá, provavelmente, pela presença de componentes orgânicos e minerais na terra de subsolo”, afirma.

A hipótese levantada com relação às plantas que apresentaram menor desenvolvimento é de que a presença de componentes carbonizados totais aumentou a carga de carbono do substrato, tornando os nutrientes indisponíveis.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Navio da Marinha realiza transporte de cestas básicas para ribeirinhos afetados pela cheia

Assembleia entrega 12 mil litros de água para famílias do baixo Madeira afetadas pela cheia

Sancionadas leis que concedem reajuste salarial a servidores do MP e do TCE

Rio Madeira apresenta tendência de vazante, mas comunidades ribeirinhas seguem em situação de emergência