Infoparty: Feira de tecnologia e inovação reúne mais de 7 mil apaixonados por jogos e robótica
A segunda edição da Infoparty, um dos mais importantes eventos do Norte brasileiro em ciência e tecnologia, empreendedorismo, inovação e cultura digital, teve início nesta sexta-feira (17) em uma estrutura climatizada montada no estacionamento do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. O encerramento do evento será na madrugada de domingo (19).
O governador Confúcio Moura declarou aberta a Infoparty agradecendo a participação das equipes dos estados do Acre e Mato Grosso que estão participando do evento e destacou que, este ano, foram triplicados os números de participantes: estão inscritas sete mil pessoas.
“O estado fez um sacrifício para investir no futuro dos jovens para tecnologia. Estou orgulhoso vendo este espaço completamente lotado”, disse o governador acrescentando que o governo está ao lado dos alunos dos ensinos médio, fundamental e superior e acredita que Rondônia vai para frente com os jovens inventores e criadores.
A Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae) afirmou que foram sete mil inscritos, sendo que 900 são estudantes das redes públicas de ensino estadual e municipal de Porto Velho.
A Infoparty tem competições e exposições de robótica em três modalidades. Inscreveram-se 14 equipes em startup, 35 de robótica e sete em desafio de programação. Startup relaciona-se a companhias e empresas em início de atividades, que buscam explorar atividades inovadoras no mercado.
No meio de tantos estudantes está o pequeno gênio Daniel Bonfim, de 12 anos, aluno da Escola Estadual Castelo Branco. Ele participa pela primeira vez do evento e vai competir no desafio sumô robôs, junto com seus colegas Gabriel Carvalho e Kauanza Soares, também de 12 anos. A equipe do trio é Rebellions.
Os três gênios construíram dois robôs: o maior é chamado de Big robot e o menor de sumô. Eles já ganharam uma competição de make robustez na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica representando o IFRO. O robô foi construído de carcaça de CPU e rodinhas de cama box.
A equipe Rebellions é acompanhada de perto pelo servidor público Maurício Marinho, que é pai de Daniel Bonfim. Ele chegou à Infoparty carregando uma mala e diz que só vai embora domingo pela madrugada. Ele revelou ainda que não se cansa, que a satisfação é muito maior em ver crianças tão interessadas nos estudos e nas invenções.
No espaço Coliseu, 32 equipes disputarão durante 48 horas de jogos eletrônicos CS GO (Counter-Strike: Global Offensive) e LOL (League of Legends), totalizando 160. Haverá palestras, disputas de youtubers, palco com DJs, exposição e talk show com os gêmeos Willou e Watson. Essa dupla é vista por 1,3 milhão de inscritos em seu canal no Youtube e quase 100 milhões de acessos em seus vídeos.
Participando pela segunda vez, Diego Henrique Maia Carvalho, 25 anos, disse estar confiante na sua preparação para vencer a competição dos jogos eletrônicos LOL (League of Legends). Ele queixou-se que na cidade tem pouca competição de jogos eletrônicos para mostrar as suas habilidades nos jogos e também faltam patrocinadores.
Na primeira edição da Infoparty, Diego ficou em quarto lugar, mas as expectativas deste ano são as melhores possíveis, pois o local está muito organizado e climatizado, com espaço amplo para ajudar na competição.
Quatro geradores de energia elétrica foram providenciados para garantir o funcionamento da 48 horas de feira.
Veja Também
Confira ao vivo a Infoparty em Porto Velho
Infoparty supera expectativa e garante espaço no calendário de eventos do governo
Justiça determina cancelamento do mega réveillon no complexo da Madeira Mamoré
Fiscalizações no transporte de passageiros são intensificadas nos terminais rodoviários do estado