Rondônia, 15 de novembro de 2024
Geral

Infoparty: Feira de tecnologia e inovação reúne mais de 7 mil apaixonados por jogos e robótica

Foto: Marcos Figueira/RONDONIAGORA

A segunda edição da Infoparty, um dos mais importantes eventos do Norte brasileiro em ciência e tecnologia, empreendedorismo, inovação e cultura digital, teve início nesta sexta-feira (17) em uma estrutura climatizada montada no estacionamento do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. O encerramento do evento será na madrugada de domingo (19).

O governador Confúcio Moura declarou aberta a Infoparty agradecendo a participação das equipes dos estados do Acre e Mato Grosso que estão participando do evento e destacou que, este ano, foram triplicados os números de participantes: estão inscritas sete mil pessoas.

“O estado fez um sacrifício para investir no futuro dos jovens para tecnologia. Estou orgulhoso vendo este espaço completamente lotado”, disse o governador acrescentando que o governo está ao lado dos alunos dos ensinos médio, fundamental e superior e acredita que Rondônia vai para frente com os jovens inventores e criadores.

A Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae) afirmou que foram sete mil inscritos, sendo que 900 são estudantes das redes públicas de ensino estadual e municipal de Porto Velho.

A Infoparty tem competições e exposições de robótica em três modalidades. Inscreveram-se 14 equipes em startup, 35 de robótica e sete em desafio de programação. Startup relaciona-se a companhias e empresas em início de atividades, que buscam explorar atividades inovadoras no mercado.

No meio de tantos estudantes está o pequeno gênio Daniel Bonfim, de 12 anos, aluno da Escola Estadual Castelo Branco. Ele participa pela primeira vez do evento e vai competir no desafio sumô robôs, junto com seus colegas Gabriel Carvalho e Kauanza Soares, também de 12 anos. A equipe do trio é Rebellions.

Os três gênios construíram dois robôs: o maior é chamado de Big robot e o menor de sumô. Eles já ganharam uma competição de make robustez na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica representando o IFRO. O robô foi construído de carcaça de CPU e rodinhas de cama box.

A equipe Rebellions é acompanhada de perto pelo servidor público Maurício Marinho, que é pai de Daniel Bonfim. Ele chegou à Infoparty carregando uma mala e diz que só vai embora domingo pela madrugada. Ele revelou ainda que não se cansa, que a satisfação é muito maior em ver crianças tão interessadas nos estudos e nas invenções.

No espaço Coliseu, 32 equipes disputarão durante 48 horas de jogos eletrônicos CS GO (Counter-Strike: Global Offensive) e LOL (League of Legends), totalizando 160. Haverá palestras, disputas de youtubers, palco com DJs, exposição e talk show com os gêmeos Willou e Watson. Essa dupla é vista por 1,3 milhão de inscritos em seu canal no Youtube e quase 100 milhões de acessos em seus vídeos.

Participando pela segunda vez, Diego Henrique Maia Carvalho, 25 anos, disse estar confiante na sua preparação para vencer a competição dos jogos eletrônicos LOL (League of Legends). Ele queixou-se que na cidade tem pouca competição de jogos eletrônicos para mostrar as suas habilidades nos jogos e também faltam patrocinadores.

Na primeira edição da Infoparty, Diego ficou em quarto lugar, mas as expectativas deste ano são as melhores possíveis, pois o local está muito organizado e climatizado, com espaço amplo para ajudar na competição.

Quatro geradores de energia elétrica foram providenciados para garantir o funcionamento da 48 horas de feira.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Confira ao vivo a Infoparty em Porto Velho

Infoparty supera expectativa e garante espaço no calendário de eventos do governo

Comissão eleitoral manda cessar ataques de advogado que difundiu ódio contra a chapa 10

Rondônia registra redução histórica nos índices de criminalidade em 2024