Rondônia, 29 de abril de 2024
Geral

Informe insalubridade: Ministério da Saúde confirma restabelecimento e retroativos

Finalmente, após muitos impasses, está confirmado oficialmente o restabelecimento, com retroativos, do adicional de insalubridade no contracheque deste mês de novembro aos servidores do Ministério da Saúde, que cedidos ao SUS, atuam no combate a dengue, malária e outras doenças endêmicas.

A informação foi recebida pelo presidente do Sindsef/RO, Abson Praxedes e o secretario da Coordenação Municipal de Ji-Paraná, Prof. Ildo Mussoi, em reunião realizada no fim da tarde desta sexta-feira (8), com o superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia, Igor Mendonça.

Apesar do adicional restabelecido e com retroativo somente desde abril, de acordo com o superintendente, o Ministério da Saúde em Brasília está adotando medidas para que os meses de janeiro a março tenham o pagamento efetivado o mais breve possível, na possibilidade de ocorrer dentro do exercício do corrente ano.

Para o presidente Abson, o êxito do restabelecimento desse direito, é resultado de uma atuação conjunta e fruto do diálogo aberto entre o Sindsef e a área governamental, em especial dos servidores envolvidos que tiveram atuação importante nesse processo.

Mesmo com o benefício suspenso em janeiro de 2019, os Servidores continuaram exercendo suas atividades em respeito ao cuidado com a saúde pública da população de Rondônia, uma vez que as atividades estão voltadas ao controle das doenças endêmicas que afetam a população.

“É preciso ressaltar a importante intermediação dos Deputados Federais Mauro Nazif e Lucio Mosquini e do Senador Marcos Rogério e de outros parlamentares federais e autoridades que foram acionados sobre a assunto. Da mesma forma registrar o importante e diuturno empenho da equipe do Segep MS/RO, que na pessoa da Helena, não mediram esforços para solucionar o impasse”, disse na oportunidade o presidente Abson Praxedes, que em nome dos servidores agradeceu o empenho dos atores envolvidos.

A parceria do Sindsef para solucionar o restabelecimento da insalubridade foi elogiada pelo superintendente. “Quando precisamos o Sindsef se prontificou ajudar. E isso é louvável. Eu agradeço ao Sindsef por essa parceria”, disse Igor.

Embora tenham havido críticas ao Sindsef na maneira de conduzir o processo, fica evidente que nem tudo se pode agir no puro campo emocional ou a “ferro e fogo”. Levando em conta o atual cenário politico e econômico, consideramos exitoso o desfecho da situação, declarou o presidente Abson Praxedes.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Distritos do baixo Madeira recebem reposição de materiais esportivos para atividades do Talentos do Futuro

Dia do Profissional da Contabilidade marcado por homenagem na Assembleia Legislativa de Rondônia

Ficalização do TCE-RO volta ao João Paulo II e identifica falhas gravíssimas

Energisa divulga dicas de segurança para evitar choques elétricos em casa