Iniciada construção de Presídio Estadual Modelo no município de Buritis
A construção do Presídio Estadual Modelo, em Buritis, já foi iniciada com a realização das primeiras medições pelo Departamento de Obras e Serviços Públicos do Estado (Deosp). A ordem de serviço, assinada no dia 13 último, destina-se a uma construção avaliada em mais de R$ 2,2 milhões e estipula prazo de finalização de 180 dias consecutivos. A Construtora ACS Ltda. foi a vencedora do processo de licitatório. Com capacidade para abrigar 112 detentos, o presídio está situado na Linha 71 do Município.
O Secretário de Obras do Estado, Alceu Ferreira Dias, ao comentar sobre este empreendimento do Governo de Rondônia, salientou que a construção do Presídio Modelo de Buritis é uma investida que objetiva melhorar as condições de acomodação no sistema penitenciário. Segundo ele, o projeto foi elaborado com base nas recomendações técnicas nacionais sobre o Sistema Penitenciário Brasileiro. São padrões para a engenharia do tipo em questão e que prevêem tanto o resguardo da população carcerária quanto da sociedade.
De acordo com as informações técnicas do próprio Deosp, todas as medidas necessárias foram tomadas para que o empreendimento se estabeleça dentro das recomendações projetadas. A equipe de fiscalização do Deosp, designada para acompanhar a construção, já está em campo realizando as primeiras averiguações, argumenta Alceu Ferreira Dias. O secretário ressaltou ainda que o terreno escolhido para a construção do presídio não está incluído na malha urbana de Buritis. Segundo ele, em função disso será necessária a criação de um sistema independente de abastecimento de água e um sistema de tratamento de efluentes sanitários. Esses são alguns dos cuidados que estamos tomando para que a obra atenda ao propósito de seu planejamento, finaliza.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes