Início da operação da Hidrelétrica Santo Antônio é adiado
A Santo Antônio Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), adiou a entrada em operação da primeira turbina, que estava prevista para esta semana. A empresa informou nesta quinta-feira (29) que a primeira unidade geradora (turbina e gerador) deverá ser integrada ao Sistema Interligado Nacional em janeiro, mas não especificou a data. Os equipamentos continuarão em teste até lá, segundo o consórcio.
A primeira das 44 turbinas previstas para a usina pesa cerca de 900 toneladas e tem potência média de 72 megawatts (MW). Segundo a empresa, a energia gerada em cada turbina é suficiente para abastecer até 350 mil residências. As demais turbinas devem entrar em funcionamento, gradualmente, até 2015.
Mesmo com o adiamento, Santo Antônio começará a gerar eletricidade cerca de um ano antes do previsto no cronograma inicial da obra. O contrato de concessão da hidrelétrica previa o início da geração em dezembro de 2012.
A Usina Santo Antônio terá capacidade instalada de 3,15 mil MW e vai custar cerca de R$ 16 bilhões. Com a Usina Hidrelétrica Jirau, Santo Antônio forma o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, um dos principais empreendimentos energéticos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Veja Também
Forças de segurança cumprem dezenas de mandados na oitava fase da Operação Audácia
Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal
Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema