Inmet emite dois alertas de chuvas intensas para Rondônia; ventos devem chegar a 100 km/h

Nesta quarta-feira (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois comunicados de chuvas intensas para todo o estado de Rondônia. Grande parte do país também está classificada com este alerta.
Alerta laranja
O comunicado laranja foi emitido para metade do estado. Cidades como Porto Velho, Itapuã do Oeste, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, entre outras, estão dentro da previsão.
Dos três alertas emitidos pelo Inmet, o laranja é o nível médio de perigo. Segundo o comunicado, há chances de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia. Também há previsão de ventos intensos que podem variar de 60 a 100 quilômetros por hora.
Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Este alerta está previsto para encerrar às 23:59 desta quinta-feira (21), segundo o Inmet.
Alerta amarelo
Para as outras regiões do estado, o Inmet emitiu o alerta amarelo. Cidades como Vilhena, Alta Floresta do Oeste, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Guajará-Mirim, entre outras, se enquadram nessa previsão.
Segundo o comunicado, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por horas ou até 50 mm/dia. Os ventos podem chegar a 60 quilômetros. Nessas regiões, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Instruções
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Veja Também
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia
Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra
Sesau informa as vacinas essenciais antes do período de Carnaval
Conta de energia: Rondônia já soma mais de 30 ganhadores em campanha que premia quem paga via Pix