Rondônia, 07 de outubro de 2024
Geral

Instituto inicia projeto de educação patrimonial nas escolas

O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN através da Superintendência em Rondônia iniciou as atividades do projeto piloto de Educação Patrimonial voltado para as escolas estaduais da cidade de Porto Velho.



O projeto vai promover a capacitação de cerca de 100 professores do nível fundamental bem como de seus alunos e inicialmente será executado nas Escolas Estaduais Santa Marcelina, Marcelo Cândia e Coronel Carlos Aloysio Weber.

- “Isto é importante, porque motiva uma aproximação entre a comunidade , a instituição e as escolas” – observou Bertagna.

O projeto vai promover a capacitação de cerca de 100 professores do nível fundamental bem como de seus alunos e inicialmente será executado nas Escolas Estaduais Santa Marcelina, Marcelo Cândia e Coronel Carlos Aloysio Weber.

A capacitação dos professores está dividida em três etapas sendo que a primeira consiste na distribuição de um material impresso que trata de diversos temas relacionados ao patrimônio. Depois, são ministradas oficinas com enfoque às ações do IPHAN e na divulgação do acervo da biblioteca, no intuito de promover a democratização do mesmo e potencialização da sala de consulta. Além disso, é realizado um passeio “turístico cultural”.

As oficinas possibilitam trabalhar o conceito de memória, cultura e identidade, o entendimento e valorização da diversidade cultural dentro da perspectiva da cidadania, debater o que é a Educação Patrimonial, esclarecer a atuação do IPHAN e discutir atividades para trabalhar em sala de aula com temas relacionados ao patrimônio regional.

O planejamento da capacitação para professores está ancorado nos princípios da interdisciplinaridade e da metodologia difundida pelo pedagogo Paulo Freire, investindo no respeito aos educandos e da sua leitura do mundo como ponte de libertação e autonomia de ser pensante e influente no seu próprio desenvolvimento.

O responsável pela produção do material para professores e alunos é o professor e escritor Abel Sidney e a aplicação das oficinas e organização do passeio “turístico cultural” fica a cargo de funcionários, estagiários da Unir no IPHAN e bolsistas do PEP - Programa de Especialização em Patrimônio.

Em agosto, o projeto de Educação Patrimonial visitará todas as escolas urbanas e rurais de Costa Marques, abordando temas ligados ao Real Forte Príncipe da Beira.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vacina de gotinha contra a poliomielite será substituída por dose injetável

Forte chuva pode aumentar abstenção em Porto Velho

Vídeo: Mariana destaca campanha limpa e em caso de segundo turno, diz manter os princípios

TJRO confirma pena de 9 anos de prisão a técnico de enfermagem que estuprou paciente em Rondônia