Ipam inicia recadastramento de servidores municipais a partir de quinta-feira

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) realizará o censo cadastral previdenciário dos servidores a partir dessa quinta-feira (10). Através de um campo próprio no site do Ipam os servidores serão direcionados a um formulário que deverá ser preenchido com todos os campos solicitados.
O diretor-presidente do Ipam, Ivan Furtado de Oliveira, explicou que o Censo é um projeto de suma importância que tem alcançado maior abrangência nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e consiste na atualização de toda sua base de dados, englobando seus segurados que são os servidores efetivos, inativos (aposentados), pensionistas e seus dependentes.
“Quando falamos em toda base de dados, incluímos o Censo Cadastral, Funcional e Financeiro. O Censo Cadastral trata-se de atualização de dados pessoais dos servidores, como nome, CPF, data de nascimento, endereço, dependentes e outras informações”, acrescentou Oliveira.
Já o censo financeiro envolve atualização da base remuneratória de contribuição dos servidores. Além do mais o Censo Previdenciário é uma determinação legal e está fundamentado no art.3º, § 4º da Lei nº10.887, de 18 de junho de 2004, Art 15, II da Orientação Normativa 02/2009, devendo ser realizada no mínimo a cada 05 anos.
As informações cadastrais são essenciais para realização do cálculo atuarial. Alguns exemplos: idade, sexo, quantidade de dependentes, contribuição anterior, impactam em resultados futuros da projeção atuarial. Com estas informações o município poderá estimar quando o segurado poderá se aposentar, se masculino contribuirá cinco anos a mais, se feminino cinco a menos, se pode gerar pensão por morte, se haverá compensação previdenciária com o INSS, dentre outros.
É o resultado deste cálculo atuarial que definirá a alíquota de contribuição que será descontada do segurado e alíquota patronal de valores a serem repassados para garantir o equilíbrio entre as contribuições e benefícios, que é o princípio do equilíbrio financeiro e atuarial.
Os documentos necessários para o recadastramento constam no Decreto de nº. 14.638 de 20 de Julho de 2017, publicado no Diário Oficial de 20 de julho de 2017 no link https://www.portovelho.ro.gov.br/uploads/leisdom/2/1500594205dom-5497-20-07-2017.pdf.
Em caso de dúvidas podem ligar para 69 3211-8159. Horário de atendimento do Ipam é de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes