Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

IPVA tem 10% de desconto para pagamento dois meses antes do vencimento

Os proprietários de veículos de placa com final 1, 2 e 3 podem obter desconto de 10% no Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018 se efetuarem o pagamento de forma integral até o fim de janeiro. O mesmo percentual de desconto vale para aqueles contribuintes que quitarem o imposto dois meses antes da data limite para licenciamento do veículo pelo Detran/RO. Já com um mês de antecedência, o motorista conseguirá obter desconto de 5%. No mês de vencimento não há desconto.

Segundo a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), a tabela está disponível para consulta no site oficial da pasta e o governo espera arrecadar mais de R$ 260 milhões para o exercício financeiro deste ano em Rondônia.

A opção de parcelamento do IPVA do exercício corrente em três vezes está disponível, no entanto, a Sefin alerta que esse procedimento deve ser feito três meses antes da data de licenciamento dos veículos.

Em caso de multas por atraso, o motorista precisa ficar atento, pois haverá juros de 1% ao mês, e multa de mora de 0,33% ao dia, limitada a 20% do valor do imposto vencido. Já o IPVA vencido no ano de 2017 pode ser parcelado em nove vezes. O de vencimento em exercícios anteriores - 2016 para trás - poderá ser parcelado em até 15 vezes pelo Refaz (programa do Governo de recuperação de créditos), até dia 19 de março de 2018.

A Secretaria de Finanças do Estado informa, ainda, que a alíquota (percentual ou valor fixo aplicado para cálculo do valor de um tributo) está estável em Rondônia. O que sofre atualização anualmente é o valor dos veículos, apurado com base na tabela FIPE.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6