Irresponsável – Senador Angelo Coronel (PSD-BA) ameaça barrar Orçamento 2025

Em um ato que tem gerado revolta e preocupação, o Senador Angelo Coronel (PSD-BA) declarou que o Orçamento não será votado “se não houver acordo para liberar as emendas parlamentares”. A afirmação foi feita em referência às emendas que estão atualmente bloqueadas por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que investiga supostos desvios e irregularidades no uso desses recursos.
O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia (Sindsef/RO) se manifesta contra a postura do Senador Angelo Coronel (PSD-BA), classificando-a como “irresponsável” e “antidemocrática”. Diante da ameaça, os servidores federais já começam a se mobilizar para pressionar o Congresso a aprovar o Orçamento e garantir o reajuste de 9%. Greves, paralisações e manifestações estão sendo organizadas pelas entidades sindicais, que prometem intensificar a luta caso o impasse persista.
A revolta da categoria também se estende à percepção de que os servidores públicos estão sendo penalizados por uma disputa que não criaram, os trabalhadores que mantém o Estado funcionando sempre são os primeiros a serem prejudicados em situações como essa, usados como moeda de troca.
O desfecho desse impasse dependerá da capacidade de diálogo entre o Governo, o Congresso e o STF. Enquanto o senador Angelo Coronel mantém sua postura intransigente, os servidores federais seguem em alerta, prontos para lutar por seus direitos e pela aprovação do Orçamento de 2025.
A situação também reacende o debate sobre a necessidade de reformas no sistema de emendas parlamentares e na forma como o Orçamento é discutido e aprovado. Para muitos, a crise atual é um reflexo da politização excessiva de um instrumento que deveria priorizar o interesse público e o bem-estar da população.
Enquanto isso, os servidores federais esperam que o bom senso prevaleça e que o reajuste de 9% seja garantido, ainda que insuficiente. Afinal, em um cenário de incertezas, qualquer sinal de valorização é melhor do que nenhum.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes