Rondônia, 24 de fevereiro de 2025
Geral

Isonomia: Declarações do Imposto de Renda serão analisadas caso a caso pela Receita Federal

Os servidores federais do ex-Território que fizeram a declaração do Imposto de Renda sobre o valor recebido da ação da isonomia e que caíram na malha fina terão as respectivas situações analisadas caso a caso. Para isso devem comparecer à Receita Federal de posse da declaração.



O Sintero chegou a recomendar que cada servidor contratasse um contador de sua confiança para assessorá-lo na declaração. No entanto, alguns apontaram na declaração o Sintero como fonte pagadora, e outros sequer fizeram a declaração.

Na consulta o Sintero informou que orientou aos servidores, através dos meios de comunicação e nas assembléias, para que declarassem à Receita o recebimento da ação para efeitos do imposto de renda. Na ocasião o sindicato prestou todas as orientações necessárias informando que a ação da isonomia foi paga pela União e por isso o CNPJ do governo federal deveria ser indicado no campo destinado à fonte pagadora, no formulário da declaração.

O Sintero chegou a recomendar que cada servidor contratasse um contador de sua confiança para assessorá-lo na declaração. No entanto, alguns apontaram na declaração o Sintero como fonte pagadora, e outros sequer fizeram a declaração.

Os técnicos da Receita informaram que, como fonte pagadora, o governo federal é quem tinha a obrigação de fornecer a DIRF, documento que comprova o pagamento da ação e do valor retido na fonte a título de imposto de renda, de acordo com a Lei nº 10.833/2003 e a Instrução Normativa nº 492/2003.

Ainda segundo os técnicos, os servidores que caíram na malha fina devem procurar a Receita para que a situação seja esclarecida. Os que fizeram a declaração nos moldes orientados pela Receita e comprovarem o valor recebido e o respectivo imposto retido, terão a possibilidade de uma solução imediata.

Já os que não preencheram a declaração de forma correta e os que não declararam, terão que atender ao que determinar a Receita Federal. Os contatos do Sintero com a Receita Federal foram feitos através dos técnicos Francisco Pinto e Leia, que podem ser procurados para qualquer esclarecimento.

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

MPF recomenda que escolas públicas de Rondônia exijam carteira de vacinação de estudantes no ato da matrícula

Agevisa alerta sobre cuidados com transmissão de doenças virais no Carnaval

TCE-RO detecta melhorias, mas diz que UPAs de Porto Velho ainda têm problemas

Secretaria proíbe estacionamentos de veículos em locais de Carnaval e alerta para remoções

AddThis Website Tools