Rondônia, 11 de janeiro de 2025
Geral

Itamaraty aprova intercâmbio acadêmico para haitianos na Faculdade Católica de Rondônia

|
da Assessoria

Os embaixadores do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Laudemar Aguiar, João Macedo em companhia de dois secretários da embaixadora Gisela Figueiredo e o responsável por pareceres consulares Marcelo Carneiro, receberam na manhã desta terça-feira (19), o diretor da S&S intercâmbio Brasil, o haitiano Samuel Dorvilus e a ex-senadora da república Fátima Cleide (PT) nos compartimentos do Itamaraty para assegurar a promoção educacional dos cidadãos haitianos que desejam contribuir na melhoria do Índice de Desenvolvimento Humanos do povo negro em território brasileiro, na capital do Estado de Rondônia, Porto Velho.

O embaixador Laudemar Aguiar confirmou que o Itamaraty vai agilizar os processos para expedir os Vistos estudantis ao povo haitianos interessado especificamente neste programa de intercâmbio. Segundo o Embaixador Laudemar esse projeto de inclusão e acessibilidade intelectual ao povo haitiano em Rondônia por meio da Intercâmbio Brasil S&S em parceria com a Faculdade Católica, segue o perfil da diversidade educacional ao incentivar o  ingresso dos haitianos no ciclo acadêmico, com o objetivo de melhorar o IDH. Portanto, na análise do diretor da S&S Brasil Intercâmbio Samuel Dorvilus, a Faculdade Católica é a precursora em disponibilizar quatro cursos a comunidade haitiana em Rondônia.

O diretor Samuel Dorvilus explicou aos embaixadores que as Faculdades Fimca, Unopar, o Instituto Federal de Rondônia e a Universidade Federal de Rondônia também fazem parte do conjunto de parceiros educacionais que acreditam na transformação social proposta da S&S Brasil Intercâmbio na capital, Porto Velho. No final das tratativas em reunião, o Embaixador Laudemar Aguiar enalteceu o projeto de intercâmbio do professor Samuel Dorvilus e enfatizou: "não precisa agradecer, essa é uma política de estado e não de governo que o Itamaraty exerce".

De acordo com o Diretor do grupo S&S Brasil Intercâmbio a intermediação da ex-senadora Fátima Cleide para realizar a reunião com embaixadores no Itamaraty conteve muito diálogo, diplomacia e transparência para concretizar o projeto educacional no Brasil, ao conceder os futuros vistos estudantis ao povo Haiti.

"Muito obrigado senadora por nos ajudar nesta reunião com os embaixadores no Itamaraty", agradeceu Samuel Dorvillos à ex-senadora Fátima Cleide, após reunião com Staff do Ministério das Relações Exteriores em Brasília (DF).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho

Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia

Jornal Nacional destaca trabalho da Marquise ambiental no Ceará

Léo Moraes destaca criação de novas secretarias para garantir direitos aos mais vulneráveis, modernizar o trânsito e proteger vidas