Rondônia, 18 de dezembro de 2025
Geral

Ji-Paraná: Semusa faz chamamento para vacinação da Vitamina A

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) informa à população de Ji-Paraná que está já disponível em todos os postos de saúde a mega dose de vitamina A para crianças com idade a partir de 6 meses até 5 anos.
Esta é uma ação conjunta com o Governo Federal pelo Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, denominado “Vitamina A Mais”, que tem como objetivo reduzir a mortalidade infantil.
De acordo com a coordenadora dos programas estratégicos da Semusa, Heloísa Rocha, a administração da vitamina “A” ajuda a proteger a saúde das crianças. “Ela reduz a gravidade de infecções, principalmente nas diarréias e no do aparelho respiratório, possibilitando uma recuperação mais rápida. Isto faz com que diminua a mortalidade infantil que muitas vezes é causada por estas infecções”, afirmou.
Ainda segundo Heloisa, a vitamina “A” é necessária para o processo de crescimento saudável l da criança e para o bom funcionamento ocular. “A deficiência desta vitamina pode gerar dificuldades de se enxergar em lugares com luz fraca ou causar alterações oculares que pode levar até mesmo à cegueira total”, alertou. A dose é administrada por via oral e deve ser repetida a cada seis meses.
A coordenadora informou também que este programa é permanente, e para um melhor atendimento à população, os pais ou responsáveis devem procurar os postos de saúde mais próximos de suas casas, levando o cartão de vacinação da criança. “Os pais precisam entender que seus filhos estarão em risco de complicações na saúde se não forem administrada as doses da vitamina A”, ressaltou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas

Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro

Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes

Empresário de Rondônia preso com mais de 100 kg de ouro em Roraima é condenado a 8 anos e 11 meses de prisão