Ji-Paraná sobe em ranking de gestão fiscal avaliado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro
A Prefeitura de Ji-Paraná possui a melhor evolução nos índices de gestão fiscal em Rondônia avaliados pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Na avaliação nacional, Ji-Paraná saiu da colocação 1.438º no ano de 2012, para a posição 171º. No Ranking do Estado de Rondônia passou da 30ª colocação para 3ª posição. Os índices foram divulgados na última semana e são referentes ao ano de 2013, primeiro ano da gestão do prefeito Jesualdo Pires (PSB).
A avaliação da Firjan é realizada em 5.243 municípios brasileiros, levando em consideração a receita própria, Receita Corrente Líquida, gastos com pessoal, investimentos públicos, grau de rigidez do orçamento, Liquidez e Custo da Dívida Ativa.
O índice de avaliação varia entre 0 e 1, quanto maior, melhor é a gestão fiscal do município. Cada município é classificado com conceitos A (Gestão de Excelência, acima de 0,8001 pontos), B (Boa Gestão, entre 0,6001 e 0,8), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,4001 e 0,6) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 pontos).
O Indicador Receita Própria avalia à capacidade de arrecadação de cada município; o indicador Gasto com Pessoal, leva em consideração quanto os municípios gastam com pagamento de servidores, medindo o grau de rigidez do orçamento; o indicador Liquidez, é responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; o indicador Investimentos públicos, acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o indicador Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.
Os números do município foram comemorados pelo prefeito Jesualdo Pires e pelo secretário Municipal de Fazenda, Luiz Fernandes Ribas Mota. Jesualdo ressaltou que a avaliação mostra todo esforço que Administração Municipal tem feito para manter em equilíbrio as contas do município. Estamos trabalhando com muita austeridade e responsabilidade. Enquanto mais de 70% dos municípios brasileiros enfrentam dificuldades para gerir o dinheiro público e conciliar as receitas e despesas, nós estamos obtendo muitos avanços, inclusive estamos conseguindo fazer investimentos com recursos próprios em nossa cidade, lembrou Jesualdo.
Veja Também
Energisa restabelece energia em Vila Calderita
Operação feriado tem início na BR-364; obras terão restrições