Judiciário realiza audiência coletiva para suspensão de processos de delitos de trânsito
O Poder Judiciário de Rondônia, por meio da 2ª Vara Criminal da comarca de Porto Velho, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito - Detran, promoveu, nesta sexta-feira (07), mais uma palestra de conscientização a pessoas que cometeram delitos de trânsito, como embriaguês ao volante. A ação engloba processos dessa natureza que tramitam também na 1ª e 3ª varas criminais.
Intitulada "Direção e Álcool", o objetivo é claro: Propor reflexão e conscientização sobre essa combinação indevida, como diz o Procurador do Detran, Jorge Araújo, responsável pela apresentação do seminário. Entre outros assuntos, Araújo abordou questões administrativas da evolução legislativa relativa às infrações penais e administrativas, além de vídeos explicativos que apontam os perigos e consequências de se dirigir alcoolizado, como pontos a menos na carteira, multa ou cadeia.
Comumente feitas no plenário do 1º Tribunal do Júri, no Fórum Criminal Fouad Darwich, no centro da capital, a participação nas palestras suspende o processo, por meio de acordo. Mas há condições, pois essas palestras têm caráter conciliador e apresentam uma nova chance ao réu, que não é obrigado a aceitar a suspensão do processo na troca por ações educativas. Porém, se recusar ou descumprir qualquer das condições estabelecidas, ou ainda vier a ser processado por outro crime, a suspensão é revogada imediatamente e ele será julgado e pode até ser preso.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes