Juiz concede liminar à empresa para suspensão da cobrança sobre diferença de ICMS de veículos
O juiz de Direito Franklin Vieira dos Santos, Titular da 3ª Vara Cível da Comarca de Ariquemes (RO) concedeu liminar em favor da empresa Indústria Comércio e Transporte de Madeiras B.B. Ltda, determinando a suspensão da cobrança referente à diferença de ICMS dos veículos, feita pelo Estado de Rondônia, possibilitando com isso, a expedição da certidão negativa de débitos, no caso da não existência de outros débitos. A decisão foi publicada no Diário da Justiça de ontem.
Segundo consta no processo de nº 002.2007.011134-9, a empresa Indústria Comércio e Transporte de Madeiras B.B. Ltda ingressou na justiça com uma ação cautelar contra o Estado de Rondônia, pedindo que lhe fosse concedido por meio de uma liminar, a suspensão da cobrança de ICMS, para que pudesse ser emitida certidão negativa de débitos. Ainda de acordo com os autos, a autora comprou veículos em outro Estado da Federação, tendo a vendedora, realizado o pagamento do ICMS no Estado de origem. No entanto, o Estado de Rondônia vem exigindo o pagamento da diferença entre o ICMS do Estado de origem e o percentual em lei.
Para a concessão da liminar, o magistrado evidenciou a plausibilidade do direito invocado (fumus boni iuri) e o risco de decisão tardia (periculum in mora). Leia parte da decisão liminar: O fumus boni iuri do pedido está representado pela alegação do autor, de que o veículo não se destina a comercialização, mas para integrar o ativo da empresa o que, em tese, não implicaria em circulação de mercadoria, afastando a incidência da tributação. O periculum in mora encontra-se presente ante a restrição resultante de não poder a empresa ter certidão negativa de débitos, recomendando a urgência necessária no provimento. Não bastasse isso, o oferecimento de caução garante à parte ré o recebimento de seu crédito em caso de eventual improcedência do pedido na ação principal.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes