Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Juíza explica atuação do comissariado de menores e crime de desobediência

"A atuação eficiente do Comissariado de Menores do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Porto Velho (RO) tem incomodado os realizadores de eventos, tendo em vista que, ante o flagrante desrespeito às normas de proteção as crianças e adolescentes, e desobediência ao contido no alvará judicial, tem efetuado prisão em flagrante por crime de desobediência e lavrado autos de infração", foi desta forma que a juíza Inês Moreira da Costa manifestou-se contra alguns questionamentos feitos por organizadores de eventos da Capital.

Sobre o crime de desobediência, a magistrada enfatiza que tal dispositivo tem previsão no art. 330 do Código Penal e nele incidem os organizadores do evento quando não cumprem a decisão judicial que limita ou proíbe a entrada e permanência de crianças e adolescentes em determinados eventos, ou descumprem os horários estabelecidos. "Os organizadores dos eventos se esquecem de que a prisão ocorre por descumprimento às normas estabelecidas e, em caso de flagrante, qualquer do povo pode efetuar a prisão do suposto infrator", ressaltou.

A magistrada lamentou que algumas informações sejam repassadas ao público com a finalidade de colocar em descrédito o Poder Judiciário Estadual, em especial a atuação dos comissários. O posicionamento da juíza está registrado em decisão liminar, proferida na última terça-feira (25), nos autos da Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público, determinando que os organizadores de eventos obedeçam diversos critérios para a promoção de festas, shows e outros eventos que envolvam menores.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6