Rondônia, 16 de maio de 2024
Geral

Justiça adia reintegração de posse do bairro Universitário

O Judiciário decidiu agora à tarde suspender a reintegração de posse do bairro Universitário, agendada para esta segunda-feira,10, até que a liminar da ação proposta pela Defensoria Pública seja apreciada pelo Pleno do Tribunal de Justiça no dia 24 deste. O bairro está localizado na zona leste da Capital. São 350 famílias na área. O processo será votado pelo Pleno do TJ dia 24.

Na ação, o defensor público Guilherme Ornelas, designado para acompanhar o caso, pede para que o processo de reintegração de posse seja suspenso de imediato, e que a matéria seja delegada à competência de um juízo fundiário.

Ele argumenta ainda que somente o juízo dessa área terá condições de examinar a peça, realizar reuniões com as partes envolvidas e analisar todas as possibilidades de negociações, evitando conflitos. O defensor público citou como exemplo a desocupação do bairro Dilma Rousseff, ocorrido em 25 de junho, que resultou em embate entre ocupantes e policiais.

Na ação interposta, a Defensoria defende também que existem medidas preventivas que podem adotadas antes do cumprimento forçado, e se mesmo assim não obtendo êxito, existem diversas orientações a serem observadas no cumprimento de mandados judiciais de reintegração de posse coletiva, a fim de preservar os direitos sociais dos ocupantes.

SIGA-NOS NO

Veja Também

GOVERNO DECRETA DESAPROPRIAÇÃO DO BAIRRO UNIVERSITÁRIO E EVITA REINTEGRAÇÃO DE POSSE

Friagem perde força e temperaturas voltam a subir em Rondônia nesta quinta

Sentença determina despejo da churrascaria “Boi na Brasa” em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho contrata Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas