Justiça da Infância realiza curso preparatório à adoção na capital
Nos próximo dias 19 e 20 de abril, o 2º Juizado da Infância e da Juventude realiza o VII curso preparatório para adoção em Porto Velho. A formação ocorrerá no auditório da Casa Família Rosetta, das 8h às 12h. Segundo o juiz titular do 2º JIJ, Dalmo Bezerra, com a instituição da Lei da Adoção (n° 12. 010), em vigor desde 1° de Dezembro de 2009, foram introduzidas novas exigências aos pretendentes à adoção, dentre as quais uma preparação psicossocial e jurídica, com orientação dada pela Equipe Técnica da Justiça da Infância e da Juventude.
A participação dos pretendentes no curso preparatório é uma obrigatoriedade prevista pela lei, pois é o requisito para o encaminhamento do processo de inscrição para adoção junto ao Judiciário. Por isso, informou o magistrado, cabe ao Juizado da Infância e da Juventude promover, articular e oferecer a formação aos pais que pretendem a adoção visando prestar informações adicionais, fortalecendo os pretendentes à adoção de crianças e adolescentes, em atendimento ao que preconiza a nova Lei.
CEJA
Recentemente, a Corregedoria-Geral da Justiça e o 2º JIJ lançaram o material didático que poderá ser utilizado por todas as comarcas do Estado na realização dos cursos, com informações básicas e claras, de maneira uniforme por parte da Justiça, sempre com o objetivo de fornecer subsídios psicossociais e jurídicos aos pretendentes, cuja responsabilidade é essencial para melhoria da qualidade de vidas das crianças e adolescentes que aguardam por uma nova família. O corregedor, desembargador Miguel Monico, por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA), demonstra total apoio à iniciativa, em Porto Velho e nas demais comarcas de Rondônia.
Veja Também
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia
Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra
Sesau informa as vacinas essenciais antes do período de Carnaval
Conta de energia: Rondônia já soma mais de 30 ganhadores em campanha que premia quem paga via Pix