Justiça de Rondônia acaba com obrigação de noivos publicarem edital de casamento na imprensa
A Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Rondônia inovou e decidiu acabar com a obrigatoriedade de publicação de editais para casamento na imprensa escrita. Segundo ato do desembargador Paulo Kiyochi Mori, a publicação obrigatória como define o Artigo 1.527 do Código Civil será suprida pela veiculação no próprio Diário da Justiça, sem qualquer custo.
Dispõe sobre a publicação dos Editais de Proclamas no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.
O Desembargador PAULO KIYOCHI MORI, Corregedor Geral da Justiça do Estado de Rondônia, no uso de suas atribuições legais e regimentais,
Dispõe sobre a publicação dos Editais de Proclamas no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.
O Desembargador PAULO KIYOCHI MORI, Corregedor Geral da Justiça do Estado de Rondônia, no uso de suas atribuições legais e regimentais,
CONSIDERANDO que o art. 1.527 do Código Civil prevê a obrigatoriedade da publicação dos editais de proclamas na imprensa local e não veda a utilização da imprensa oficial;
CONSIDERANDO a existência do Diário da Justiça Eletrônico, meio oficial de divulgação dos atos do Poder Judiciário;
CONSIDERANDO a matéria apreciada nos autos n. 0074582-98.2010.8.22.1111 e decisão proferida nos autos n. 0023958-45.2010.8.22.1111;
R E S O L V E:
Art. 1º O edital de proclamas será publicado no Diário da Justiça Eletrônico deste Tribunal, sem ônus para os nubentes, suprindo a obrigatoriedade prevista na parte final do art. 1.527 do Código Civil Brasileiro.
Art. 2º Os Serviços Notariais e de Registro deverão remeter o referido edital para o e-mail da Vara com competência da Corregedoria Permanente do cartório extrajudicial, responsabilizando-se integralmente pelos dados enviados.
Art. 3º A Vara com competência da Corregedoria Permanente do cartório extrajudicial manterá arquivados os editais de proclamas remetidos e terá o prazo de um dia útil para enviá-los à publicação no Diário da Justiça Eletrônico.
Art. 4º A publicação do edital no Diário da Justiça Eletrônico não dispensa sua afixação nas circunscrições do Registro Civil de ambos os nubentes, na forma determinada pelo art. 1.527 do Código Civil, o que deverá ser rigorosamente atendido pelos Serviços Notariais e de Registro.
Art. 5º Este Provimento entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Publique-se.
Registre-se.
Cumpra-se.
Porto Velho, 7 de Abril de 2011.
Desembargador PAULO KIYOCHI MORI
Corregedor Geral da Justiça
Veja Também
Sindicato do Judiciário de Rondônia adere a paralisação nacional
Prefeitura de Porto Velho vai inaugurar nova rodoviária no dia 20 de dezembro
Sindeprof apresenta proposta de tabelas salariais durante assembleia geral de servidores municipais
Meteorologia prevê mais chuvas volumosas para Rondônia e outros estados