Rondônia, 09 de outubro de 2024
Geral

Justiça de Rondônia inicia Julgamento Virtual nesta terça

Talvez o usuário de uma lan house nem imagine que da mesma forma, fácil e rápida, com que ele acessa o e-mail ou o orkut, os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia também poderão acessar o novo sistema e julgar recursos cíveis, de qualquer lugar, pela internet. Isso por que o TJRO inicia o projeto Julgamento Virtual, que permite a realização de sessões e julgamentos de recursos cíveis, que são decisões levadas a um segundo juízo.



Segurança

Para o desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, que idealizou e coordena do projeto, com essa nova possibilidade, a Justiça ganha mais agilidade e menos burocracia.

Segurança

Apesar da funcionalidade e facilidade de manuseio, o sistema possui criptografia SSL, que equivale dizer que todas as informações sobre os processos que circularem pela internet através do sistema do Julgamento Virtual serão codificadas. Somente quem tem a chave de segurança e suas respectivas senhas e proteções, terá acesso ao que está escrito.

Além de seguro, o sistema também prioriza a transparência. Todas as sessões virtuais poderão ser acompanhadas por advogados e demais interessados no julgamento. A partir da página do TJRO (http://www.tjro.jus.br) um link levará os internautas à página onde poderão acompanhar os votos dos desembargadores da 2ª Câmara Cível do TJ de Rondônia, onde o Julgamento Virtual será implantado, em fase de teste, por um período de 120 dias, conforme autorização dada pela pela desembargadora Zelite Andrade Carneiro, que preside do TJRO.

O sistema

O sistema apresenta a situação e informações de cada processo: "em julgamento, retirado de pauta, adiado ou com pedido de vista". No caso dos processos com status adiados ou retirados de pauta, não será permitida a inserção de voto.

Após os votos, a situação do processo é automaticamente alterada para "em julgamento". É possível, no intervalo de 30 minutos, a qualquer magistrado rever o seu posicionamento anterior e votar novamente. Após esse período, não são permitidas alterações no voto. O tempo de de julgamento será determinado pelo Departamento Judiciário, geralmente das 8h às 18h.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Polícia desvenda assassinado em frente a bar e prende acusado

Prefeitura de Porto Velho repudia agressões a servidores na Policlínica Ana Adelaide

Mestrado Acadêmico em Educação da Unir abre inscrições para turma 2025

Vacina de gotinha contra a poliomielite será substituída por dose injetável