Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Justiça determina que Estado forneça remédio a criança

O desembargador Eurico Montenegro concedeu liminar determinando que o Estado de Rondônia forneça o medicamento Respiridona gotas, na quantidade de três frascos mensais a uma criança que, representada por sua mãe, procurou a Justiça para ter acesso ao remédio. Vítima de um acidente de trânsito, o menor está quadriplégico e movimenta apenas os olhos. Por prescrição médica, é necessário que faça uso desse medicamento, mas como sua família sobrevive com pouco mais de um salário mínimo por mês, sua aquisição é inviável.

Ao analisar a liminar no mandado de segurança, o desembargador, no plantão do último dia 23, constatou que o secretário de saúde vem dispensando cuidados à criança, e que há de fato a necessidade do remédio. Também destacou que esse medicamento faz parte da lista de medicamentos dispensados aos pacientes da rede pública de saúde na forma de comprimido. Por isso decidiu deferir a liminar e determinar o fornecimento da Respiridona, na forma de solução, por ora, na quantidade suficiente para dois meses de tratamento, independentemente de licitação, devendo o secretário na aquisição excepcional, apenas fazer constar a prévia cotação de preços.
Montenegro fixou multa diária de 300 reais diretamente ao secretário, em caso de descumprimento da liminar, até o limite de 5 mil reais. O desembargador determinou ainda que todas as informações referentes a esse mandado de segurança sejam enviadas ao secretário, assim como dada ciência à Procuradoria Geral do Estado. O magistrado reservou-se ao direito de reexaminar a liminar deferida, na eventualidade de informações mais precisas serem prestados pelo secretário de saúde. A decisão foi publicada nesta segunda-feira, 27, no Diário da Justiça Eletrônico.

Mandado de Segurança nrº 0017234-60.2010.8.22.0000

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6