Rondônia, 02 de fevereiro de 2026
Geral

JUSTIÇA FEDERAL DETERMINA REINTEGRAÇÃO DE ÁREA INVADIDA POR VEREADOR DE CANDEIAS DO JAMARI

Um vereador de Candeias do Jamari, João Evangelista Moraes Gadelha está sendo acusado na Justiça Federal de incentivar e invadir uma área de terras na cidade. A invasão ocorreu há alguns dias em um sítio de propriedade de dois idosos. O juiz da 5ª Vara Federal, Herculano Martins Nacif, já determinou a reintegração, o que deve acontecer nos próximos dias, uma vez que a Secretaria de Segurança e Polícia Federal já foram notificados a cumprir a determinação. Na mesma decisão, o juiz mandou extrair cópias da representação para o Ministério Público Federal e Estadual, “para as providências cabíveis, considerados os indícios do cometimento de vários crimes pelos invasores, notadamente considerando-se a sua condição de políticos da região.”

A invasão teve início no último dia 4, quando os vereadores e outros acusados ocuparam a área de terras de 74 hectares. “Invadiram parte da propriedade, passando a depredar as benfeitorias, inclusive cortando cerca, fincando estacas para demarcar os esbulhos individualmente, de forma a estabelecer pequenos lotes, conforme fotografias juntadas à peça vestibular. Os donos moram no local e um deles, uma mulher, vive em cadeira de rodas. “Com efeito, os documentos e fotografias que instruem a petição inicial, demonstram claramente a invasão ocorrida na área ocupada pelos autores, no último dia 04 de setembro, revelando uma grave situação de afronta e criminosa atuação dos invasores, cuja conduta tem que ser imediatamente repelida pelo Poder Judiciário”.

A área pertence aos idosos DOMINGOS MARTINS DOS SANTOS e PERCILIANA ALVES DA CRUZ, que, na ação, também culpam o INCRA pela demora na legalização da terra.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia

Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra

Sesau informa as vacinas essenciais antes do período de Carnaval

Conta de energia: Rondônia já soma mais de 30 ganhadores em campanha que premia quem paga via Pix