Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Justiça instaura processo de sequestros de recursos do Estado de Rondônia e municípios

Em levantamento que foi feito pelo setor de precatórios do Tribunal de Justiça de Rondônia, posteriormente informado à sua presidência, apurou-se que e o Estado de Rondônia e mais 32 municípios não cumpriram a emenda constitucional nº 62/2009, que determina o repasse de 1,5% (Estado) e 1% (municípios) do orçamento líquido para o pagamento de sentenças judiciais, que constituem os chamados precatórios. Em razão disso, foi determinado pela presidência a instauração de processo judicial para análise de possíveis medidas de sequestros.



Diante dessas situações, o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, determinou a instauração de processo judicial.
Como a emenda ao artigo 100 da Constituição Federal foi publicada em 9 de dezembro de 2009, os depósitos dos Estado e Municípios já deveriam ter sido feitos até o dia 9 de março deste ano, conforme prazo estipulado na regulamentação, isso referente ao que arrecadaram no mês de janeiro passado. O mesmo para o mês de abril, referente a arrecadação de fevereiro, e assim por diante. Também se constatou que o governo estadual e prefeituras não baixaram o decreto que estabelece a forma de pagar as suas dívidas, que pela legislação federal podem ser mediante depósito em conta especial, já abertas pelo Tribunal de Justiça, ou mediante parcelamento em até 15 anos.

Diante dessas situações, o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, determinou a instauração de processo judicial.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Antecipação de precatório a maior de 60 anos só de natureza alimentar, diz desembargador em Rondônia

Laudo da PF revela falsificação em contrato e agrava escândalo da cota de gênero no PSB em Porto Velho

Briga entre duas mulheres termina com prisão no Centro de Porto Velho; PM usou gás de pimenta na ação

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia