Justiça libera 168 presos para saída temporária de Natal em Porto Velho
A Vara de Execuções Penais de Porto Velho concedeu a saída temporária de Natal para 168 presos do regime semiaberto, segundo informou a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Os apenados saem no próximo dia 20 e devem retornar uma semana depois.
Para exercer o direito a saída temporária o preso deve ter bom comportamento, ter cumprido no mínimo um sexto da pena, se réu primário, e um quarto, se reincidente.
Conforme a Lei, o condenado deve fornecer o endereço de onde reside a família a ser visitada ou onde poderá ser encontrado durante o gozo do benefício. Ele deverá se recolher no período noturno e não pode frequentar bares, casas noturnas ou estabelecimentos congêneres.
Caso o apenado não retorne na data prevista, fica como fugitivo do sistema penitenciário, sendo o juiz da Vara de Execuções Penais responsável pela expedição de mandado de prisão, e caso recapturado, o sentenciado volta para o regime fechado e passa por um procedimento disciplinar apuratório.
Após a oitiva e a conclusão do procedimento disciplinar, o juiz pode entender que tal fato caracteriza falta grave e consequentemente regride o sentenciado ao regime fechado, além de poder declarar a perda de até 1/3 dos dias remidos, entre outra consequência de interromper o lapso para futura progressão de regime.
Veja Também
Bandido perigoso libertado na saída temporária do Natal faz arrastão e atira em PM e comparsa
Em Porto Velho, 160 presos serão soltos na saída temporária de Dia dos Pais
Mais de 300 apenados de Rondônia deixam presídios para saída temporária de Dia dos Pais
Beneficiado com saída temporária, apenado tenta matar desafeto a facadas
Quase 120 apenados deixam presídios para saída temporária de Dia das Mães, em Porto Velho
Mais de 250 apenados de Rondônia podem ser beneficiados com saídas temporárias de Natal e Ano Novo