Justiça libera 255 apenados em Porto Velho para saída temporária de Natal
A Vara de Execuções Penais (VEP) em Porto Velho autorizou a saída temporária de Natal para 255 apenados, sendo 251 homens da Colônia Agrícola Penal (Capep) e 4 mulheres do Presídio Feminino. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Justiça. Todos foram liberados nesta sexta-feira, e devem retornar em uma semana.
Ainda de acordo com os dados, em Ariquemes foram liberados aproximadamente 40, que saem neste sábado e retornam no dia 2 de janeiro. Em Ji-Paraná serão libertados 40, sendo que metade já saiu e o restante no dia 27.
As saídas temporárias são regidas pela Lei 7.210/84 e define que os condenados que cumprem pena em regime semiaberto poderão obter autorização para saída temporária do estabelecimento, sem vigilância direta, nos seguintes casos: visita à família; frequência a curso supletivo profissionalizante, bem como de instrução do 2º grau ou superior, na Comarca do Juízo da Execução; participação em atividades que concorram para o retorno ao convívio social.
Não bastasse, para sua concessão, a Lei exige o cumprimento de três requisitos cumulativos: comportamento adequado; cumprimento mínimo de 1/6 (um sexto) da pena, se o condenado for primário, e 1/4 (um quarto), se reincidente; compatibilidade do benefício com os objetivos da pena.
A saída temporária pode se dar em qualquer época do ano, até porque sua concessão não pode exceder prazo superior a sete dias, com direito à renovação por mais quatro vezes durante o ano (art. 124, LEP).
Veja Também
Em Rondônia, 22 presos não retornaram para prisão após saída temporária
Justiça libera 164 presos para saída temporária do Dia dos Pais em Porto Velho
Justiça autoriza saída temporária de 220 presos pelo Dia das Mães em Porto Velho
Mais de 50 presos serão beneficiados com a saída temporária em Ouro Preto do Oeste