Justiça libera bens do ex-secretário Joelcimar Sampaio
O juiz da 1ª Vara Criminal de Porto Velho, José Augusto Alves Martins determinou o desbloqueio todo o patrimônio e revogou as medidas cautelares impostas ao ex-secretário Municipal de Administração Joelcimar Sampaio da Silva, preso na Operação Vórtice em novembro de 2012. Segundo o Magistrado, citando Decisão do TRF da 2ª Região o prazo das medidas é excessivo. O bloqueio do patrimônio integral do cidadão por tempo indeterminado fere o direito de propriedade consagrado constitucionalmente no artigo 5º, XXII (RT 749/765)."
Segundo o magistrado, tendo passado mais de 20 meses da decretação das medidas cautelares, até a presente data, inexiste ação penal contra o Requerente.
O advogado do ex-secretário, Romilton Marinho, disse que a decisão é garantista e constitucional. Torna efetiva a Garantia Constitucional de que: "ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal" (art. 5º, LIV, da Constituição Federal). Além do que, a Decisão, respeita o Princípio da Razoabilidade, que deve ser o norteador da Decisão Justa e, como ponderou a defesa: "Não é justo que o Réu fique com o patrimônio totalmente bloqueado por anos a fio, a espera de uma Denúncia que não vem". Esta Decisão vem seguindo entendimento das Cortes Superiores a respeito do assunto e abre um precedente a outros casos semelhantes em primeiro grau.
Para Romilton Marinho, a decisão tornou efetivo os Princípios Constitucionais do Devido Processo Legal, da Razoabilidade e do Direito de Propriedade, previstos em nossa Carta Magna".
Veja Também
CONFIRA AS DENÚNCIAS NA JUSTIÇA FEDERAL CONTRA ACUSADOS DE CORRUPÇÃO NA PREFEITURA
DEFESA DE MIRIAN SALDAÑA TENTA NOVO HABEAS CORPUS
STJ TAMBÉM NEGA HABEAS CORPUS A JOELCIMAR SAMPAIO
ROBERTO SOBRINHO LEVA 4 VOTOS DO PT PARA ELEGER FUTURO PRESIDENTE DA CÂMARA
JÁ TEM CELA ESPECIAL: JOELCIMAR SAMPAIO PERMANECERÁ NO PRESÍDIO PANDINHA
OPERAÇÃO VÓRTICE: EMPRESÁRIO QUE PAGAVA PROPINA E SECRETARIA GANHAM LIMINARES E ESTÃO SOLTOS