Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Justiça manda Consórcio SIM voltar a prestar serviço de transporte coletivo em Porto Velho

A juíza Luciane Sanches, da 2ª Vara de Fazenda Pública de Porto Velho, concedeu liminar determinando que o Consórcio SIM, responsável pelo transporte coletivo de Porto Velho volte a prestar o serviço até a empresa JTP Transportes iniciar as atividades na cidade no próximo dia 17 de outubro.

Após a empresa anunciar que estava abandonando o transporte coletivo da Capital na última quarta-feira (23), a Prefeitura recorreu ao Judiciário exigindo o retorno das atividades por parte do Consórcio SIM.

A decisão determina o retorno imediato do transporte coletivo, e em caso de descumprimento, a juíza fixou multa diária de R$ 20 mil e demais penalidades cabíveis a empresa.

A justiça determinou ainda que o Consórcio SIM preste informações ao juízo, no prazo de três dias, se foi cumprida decisão judicial da Comarca de Belo Horizonte e, em caso positivo, qual a quantidade de ônibus apreendidos e qual a quantidade disponível para continuar prestando o serviço até o dia 17 de outubro de 2020.

Na decisão, a juíza diz que, ainda que com dificuldades, o serviço de transporte coletivo vem sendo prestado pelo Consórcio SIM “há alguns anos, o que torna razoável supor que a Municipalidade não estaria aparelhada para, de forma abrupta, passar a prestá-lo diretamente, fato, expressamente relatado pelo ente público. Consequentemente, por tratar-se de serviço essencial, em razão ao princípio da continuidade, insta admitir que a empresa continue a prestá-lo até que a nova empresa, vencedora do processo licitatório, inicie a prestação do novo contrato de concessão. A propósito, o Município de Porto Velho consignou que a empresa vencedora deve começar a sua operação de 17 de outubro de 2020”.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema