Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Justiça manda demitir comissionados do Governo desviados das funções de assessoria, direção e chefia

A exemplo da Prefeitura de Porto Velho, o Governo de Rondônia também terá que demitir dezenas de servidores comissionados contratados para funções alheias ao assessoramento, direção e chefia distribuídos em vários órgãos da administração estadual. A decisão é da juíza Inês Moreira da Costa da 1ª Vara da Fazenda Pública, acatando Ação Civil ajuizada pelo Ministério Público. A determinação data do dia 12 de setembro de 2013, mas a magistrada concedeu 6 meses para demissão dos comissionados irregulares e outros 3 meses demonstrar através de relatório a necessidade de novas contratações.

O Estado de Rondônia abriga 5.479 cargos em comissão. Grande parte não exerce a função de chefia e assessoramento. Os comissionados trabalham como atendentes em “call center”, protocolo, Tudo Aqui e exercem até funções exclusivas de concursados públicos, como nutricionistas. Foi essa a conclusão da juíza Inês Moreira após analisar as provas produzidas pelo MP e colher os depoimentos de testemunhas. Ana Carolina Mendes foi ouvida nos autos. Ela é comissionada e não trabalha como assessora do gabinete da Secretaria de Finanças (Sefin). A servidora é atendente de “call center”.

Na sentença, a juíza concorda com Ministério Público e diz: “... Há diversas nomeações em cargos comissionados que discrepam para ocuparem cargos comissionados, porém exercem funções atribuídas a servidores de cargo efetivo. Os exemplos mencionados pelo Ministério Público são incontestes”.

Como o Governo não cumpriu a ordem da magistrada, a Procuradoria Geral de Justiça deve reforçar o pedido em instância superior.


SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema