Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Geral

Justiça mantém sentença de homem que deu moto à pessoa não habilitada

Inconformado com a sentença que o condenou pela prática do crime previsto no art. 310, da Lei n. 9.503/97 (entregar a direção do veículo a pessoa não habilitada), um réu recorreu ao Tribunal de Justiça de Rondônia pedindo a absolvição. Porém, durante sessão de julgamento da 1ª Câmara Criminal do TJRO, os desembargadores decidiram, por unanimidade de votos, manter a decisão sob o fundamento de que estando caracterizado o dolo (vontade) do agente por meio das provas contidas nos autos, torna-se inviável a absolvição.

Os desembargadores destacaram ainda a potencialidade lesiva da conduta do agente, uma vez que ao emprestar seu veículo para uma pessoa que não possuía o conhecimento necessário das normas de trânsito, pôs em risco a incolumidade social, o que foi comprovado pelo fato do condutor não habilitado ter sido flagrado pela Polícia Militar fazendo manobras perigosas em uma via pública.

Além disso, de acordo com os membros da 1ª Câmara Criminal do TJRO, o apelante, em Juízo, confessou que emprestou a motocicleta para o condutor e que não fez nenhum tipo de questionamento se este possuía ou não Carteira Nacional de Habilitação, pois era usuário de drogas na época do fatos e tinha o costume de realizar tal conduta no sentido de obter em troca substância entorpecente.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Férias com Segurança: Energisa orienta sobre cuidados para evitar acidentes elétricos

Estudantes recebem atividades de prevenção a violência, bullying e abuso em ação do TJRO

Laudo da PF revela falsificação em contrato e agrava escândalo da cota de gênero no PSB em Porto Velho

Briga entre duas mulheres termina com prisão no Centro de Porto Velho; PM usou gás de pimenta na ação