Justiça nega liminar a associação de familiares de PMs
O Tribunal de Justiça de Rondônia negou liminar (decisão inicial) em mandado de segurança proposto pela Associação dos Familiares dos Praças da Polícia Militar (Assfapom), que pedia a suspensão dos efeitos e aplicação de um artigo do Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Rondônia ¿ RDPM). O artigo atribui aos policiais que cumprem pena a responsabilidade de providenciar a própria alimentação enquanto estiverem detidos.
No mérito do mandado de segurança, a associação pede a declaração de ilegalidade do ato "de forçar o policial militar a providenciar sua própria alimentação quando estiver cumprindo pena administrativa". Contudo, para a relatora do processo, desembargadora Marialva Henriques Daldegan Bueno, a concessão de liminar deve preencher a dois quesitos: a existência do direito alegado e perigo da demora em se decidir sobre a questão. O primeiro, decidiu a magistrada, está presente na legislação, inclusive na Constituição Federal. Entretanto, o regulamento da PM foi instituído pelo decreto 13.255, de 2007, ou seja, mais de três anos, sem qualquer contestação de sua constitucionalidade (pelo menos não há notícias nos autos). "Não é agora, portanto, que se deva pretender impingir urgência onde não há", decidiu a desembargadora no último dia 1/04/2011.
Além disso, destacou a relatora, o deferimento da liminar confunde-se com o provimento do próprio mérito, na medida em que obrigaria o Estado de Rondônia efetuar despesas sem previsão de receita, o que é vedado por via de mandado de segurança (art. 7º, §2º da Lei 12.016/09). A desembargadora indeferiu (negou) a liminar e determinou a notificação, com urgência, ao governador do Estado e ao comandante da Polícia Militar, solicitando informações pertinentes, no prazo de 10 dias. Após esse prazo, deve ser julgado pelo Tribunal Pleno do TJRO.
Veja Também
Operação Sinal Zero reforça fiscalização de monitorados eletrônicos em Porto Velho e Candeias
Carnaval oficial de Porto Velho começa neste sábado com Baile Municipal; veja programação completa
Prefeitura e Governo definem ações de segurança no Carnaval de Porto Velho
Municípios de Rondônia registram queda no Ranking de Competitividade; Porto Velho recua 109 posições