Rondônia, 09 de dezembro de 2025
Geral

Justiça obriga dono de droga a parar com exploração de trabalho infantil

Draga flagrada explorando o trabalho de adolescentes menores de idade na extração de ouro, na área de proteção ambiental do rio Madeira é autuado pelo Ministério Público do Trabalho e firma TAC – Termo de Ajuste de Conduta para abster-se de explorar o trabalho infantil. Na draga fiscalizada foram encontrados no momento da autuação dois adolescentes com 16 e 17 anos, respectivamente, um trabalhando como auxiliar de serviços gerais e uma jovem como cozinheira.

Nos depoimentos prestados ao Procurador do Trabalho os adolescentes informaram não ter a CTPS (carteira de trabalho e previdência social) anotada e não frequentarem a escola atualmente. Em audiência na Procuradoria Regional do Trabalho, sede do MPT em Porto Velho, o responsável pela draga foi alertado pelo Ministério Público de que “a exploração do trabalho infantil é combatida pelo MPT e lhe foi dada oportunidade de firmar o TAC no qual se compromete a não submeter trabalhadores com menos de 18 anos de idade a prestar serviços em dragas de garimpo”, explicou o procurador do Trabalho.

No TAC ficou ainda estabelecido que o proprietário da draga pagará multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), multiplicada pelo número de trabalhadores atingidos, caso não cumpra as cláusulas do termo. Conforme o documento, o compromissário se compromete a abster-se de manter empregado com idade inferior a 18 anos nos serviços de garimpo ou de garimpagem.

Na “Operação Azougue” foram apreendidas várias embarcações utilizadas na extração de ouro. A equipe do MPT foi composta por um Procurador do Trabalho, um analista pericial e um técnico em segurança institucional.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Sindsef/RO convoca filiados para Assembleia Geral de Prestação de Contas do exercício 2025

Empresas são condenadas por acidente fatal com menor em Rondônia

Domingão da CDL 2025 reúne cerca de 10 mil pessoas e movimenta comércio na Jatuarana

Semusa inicia vacinação para gestantes contra bronquiolite em todas as unidades de saúde