Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Justiça suspende reunião do CES e determina audiência para tratar de novas eleições

O juiz Edenir Sebastião A. da Rosa da 2ª Vara da Fazenda Pública suspendeu uma reunião convocada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) para esta terça-feira, 18, por entender que a atual cúpula não tem legitimidade para promover atos em nome da entidade. O magistrado convocou audiência para o dia 5 de março entre o CES, Ministério Público e Governo de Rondônia para tratar da recomendação da Promotoria de Justiça da Defesa da Saúde em realizar novas eleições garantindo a alternância de poder conforme o regimento interno.

O MP esclareceu que a recomendação expedida ao Conselho Estadual de Saúde, no último dia 8 de janeiro, era para que realizasse reunião extraordinária e deliberasse quanto à convocação de eleições, teve em vista o apurado nos autos do procedimento 2018001010076310, de que no referido Conselho não tem ocorrido a devida alternância do Poder, o que, em tese, se mostra prejudicial à gestão democrática e à efetiva fiscalização das ações de saúde, além de estar em desacordo com a Legislação que regulamenta a eleição e o exercício dos mandatos no âmbito dos Conselhos de Saúde.

Durante reunião, o atual presidente Raimundo Nonato recebeu apoio dos integrantes para permanecer no cargo e criticou a postura do MP alegando “perseguição” dos titulares da Promotoria de Justiça da Defesa da Saúde. A direção do CES convocou reunião para hoje, suspenso pelo juiz. “Nesta condição, tenho que os elementos e a situação configurada nos autos evidenciam sustento jurídico substancial a pretensão do Ministério Público e do Estado de Rondônia no sentido de não serem identificadas condições de legitimação da cúpula diretiva do Conselho Estadual de Saúde para deliberações relacionadas a atos de gestão ou de atuações, considerando o fato do exaurimento do mandato da gestão passada e de até esta data não ter sido concluído o processo eleitoral e proclamados os representantes eleitos para a nova gestão.

Assim, tenho por determinar a SUSPENSÃO DA REALIZAÇÃO da reunião convocada para o dia 18 de fevereiro de 2020, conforme Ofício Circular n. 001/Diretoria/CES/RO, datada de 10 de fevereiro de 2020 (ID n. 34919968)”, diz trecho do despacho.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema