Laerte e Walter recepcionam comitiva do Amapá de olho no café clonal

A qualidade do café de Rondônia ultrapassa as fronteiras e chama a atenção do governo do Amapá, que pretende firmar uma cooperação técnica para a implantação dessa lavoura no estremo Norte do Brasil. O primeiro passo para isso foi dando esta semana com a visita da comitiva governamental amapaense à Linha 64, zona rural de Alvorada do Oeste, na propriedade do Antônio Baiano, que há 30 anos mora na região e cultiva 50 hectares de café clonal.
A comitiva visitante que foi recepcionada pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Laerte Gomes (PSDB), e pelo prefeito professor Walter Silva (PMDB), estava composta pelo secretário de Desenvolvimento Rural do Amapá, Osvaldo Hélio, secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá, Robério Nobre, chefe de gabinete do governador do Amapá, Antônio Waldez Góes (PDT), e José Maria, diretor-presidente do RURAP.
De acordo com o parlamentar, não há outro caminho para ao desenvolvimento para Rondônia que não seja o fortalecimento do campo, por meio de investimentos em tecnologia garantindo geração de e emprego, circulação de dinheiro e qualidade de vida à população. “A gente fica emocionado ao percorrer uma lavoura de café assim com resultados tão animadores, Alvorada do Oeste avança muito no setor agrícola, tanto que é hoje um dos maiores polos em desenvolvimento no setor da cafeicultura com resultados formidáveis graças ao investimento em tecnologia", destacou Laerte Gomes.
Para o prefeito Walter, o sítio dos Baianos, é uma propriedade modelo na produção de café, a qual tem a supervisão da Emater-RO, com 50 hectares de área plantada com mudas produzidas através de estacas (clones), com idade entre um e dois anos, têm índices produtivos que ultrapassam a média estadual de produção por hectare que é de 19,5, e a municipal com 30,3 sacas por hectares, conforme dados da CONAB.
Presente também na visita a propriedade, o deputado Adelino Follador (DEM), diretor do DER, Ezequiel Neiva, além de Luciano Brandão, Gerente Regional da Emater do Vale do Guaporé, Geovani Tomiazzi, que é gerente da Emater de Alvorada do Oeste, e o diretor técnico da Emater, José de Arimateia.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes