Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Lei que determina difusão do disque denúncia em ônibus urbanos é constitucional, decide TJRO

Na manhã de segunda-feira (21), por maioria de votos, os julgadores do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia negaram ao Município de Porto Velho o pedido de inconstitucionalidade da Lei 3.160, de 9 de abril de 2024, que o autoriza fixar cartazes em ônibus de transporte urbano; estabelecimentos públicos, assim como em todos seus meios impressos e digitais, mensagem de combate à exploração sexual de crianças e adolescente. A mensagem constante na lei é: - Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são crimes. Denuncie! Disque 100.

Segundo o voto do relator, desembargador Francisco Borges, a ação direta de inconstitucionalidade foi movida sob alegação de vício de iniciativa, isto é, o Poder Executivo Municipal de Porto Velho estaria usurpando a competência privativa do Prefeito de Porto Velho com relação a organização e funcionamento da sua administração.

Na análise do relator e demais julgadores que seguiram o seu voto, a intervenção em matéria de administração pública só “é considerada inconstitucional quando há uma usurpação indevida da função administrativa ou quando a lei implica a criação ou alteração da estrutura ou das atribuições dos órgãos do Poder Executivo, ou do regime jurídico de seus servidores”, não sendo o caso.

Por fim o voto afirma que, "é constitucional a lei municipal que autoriza e regula a fixação de cartazes informativos sobre o serviço 'Disque 100' em estabelecimentos públicos, privados e transporte coletivo urbano, por tratar-se de matéria de interesse local e proteção à infância, sem violar a reserva de iniciativa do chefe do Executivo nem implicar desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão”, como é o caso da lei 3.160/2024 aprovada e promulgada pela Câmara de Vereadores de Porto Velho.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6