Rondônia, 24 de dezembro de 2025
Geral

Lei que proíbe cobrança de taxas em faculdades não é cumprida

De acordo com informações obtidas por acadêmicos de faculdades particulares de Porto Velho, a Lei Complementar 405 de 2013, de autoria do vereador Sid Orleans (PT), não é respeitada nos estabelecimentos de ensino.

Segundo os acadêmicos, as instituições alegam não conhecimento da Lei. Conforme o artigo terceiro do Decreto Lei 4.657 de 4 de setembro de 1942, ‘ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece.

O vereador Sid informou que nem todas as faculdades tem desconhecimento da lei porque mesmo antes do projeto ser votado muitos advogados procuraram o Presidente da Casa de Leis para tentar reverter a situação e fazer o vereador desistir da propositura.

"Acho isto uma lástima, um desrespeito com a população e com a legislação do nosso município. O que eu espero é que os estudantes façam valer o seu direito, procure o nosso gabinete, levem uma cópia da lei, exijam o seu cumprimento e caso contrário, denunciem no Ministério Público. Não é necessário as pessoas constituírem advogado para provarem que tem o direito, a lei é a sua própria garantia", comenta Orleans.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Sindsef-RO e Fonseca & Assis apresentam balanço de conquistas para servidores federais em 2025

Denunciados na Operação “Cruciatus” são condenados

Mais de 60 famílias do Morar Melhor recebem geladeiras e ventiladores econômicos da Energisa

Ações de fiscalização serão intensificadas até fevereiro de 2026 com integração das forças de segurança