Leitura de consumo de energia é feita à distância em oito mil residências de Porto Velho
Residências da Zona Leste e região central de Porto Velho terão a leitura do consumo de energia mensal realizado à distância pela Eletrobras Rondônia. Isso será possível porque a empresa, por meio do projeto piloto de infraestrutura de medição avançada, está instalando novos aparelhos de medição (contador) e, junto, um equipamento que faz a comunicação da atividade de consumo diretamente ao sistema de controle da Eletrobras.
Segundo o gerente do projeto, Ricelly Santiago, as instalações dos novos equipamentos estão sendo realizadas desde o início deste ano, quando foram encerradas as instalações do grupo A, que engloba grandes empresas e supermercados.
“O grupo A começou a receber a mudança desde o final de 2015. Todos já estão sendo faturados pelo novo sistema e a segurança e comodidade é muito maior. Havia lugares onde a energia era lida pela média de consumo, ou porque o medidor estava em local de difícil acesso para as equipes e não havia ninguém para recebê-las no momento da leitura, ou porque o consumidor estava de férias. Então a leitura acabava não sendo feita pelo real consumo do período. Com a leitura à distância isso já não será mais problema”, explica Santiago.
O projeto contempla todo o estado, mas apenas na capital chega ao grupo de baixa tensão, que são as unidades residenciais. De mais de 100 mil unidades consumidoras em Porto Velho, apenas oito mil estão recebendo a mudança, e não há previsão de continuidade ou expansão do projeto piloto.
São responsáveis pela instalação e manutenção dos medidores três empresas que formam o consórcio contratado: a Siemens, a Itron e a Telemon. “São eles que têm mais contato com o consumidor. Os leituristas chegam à unidade, verificam a leitura online e já imprimem a fatura, sem necessidade nenhuma de verificação no medidor. A segurança é total e, caso a comunicação seja cortada, a manutenção será feita e uma das nossas equipes irá até o local fazer a leitura tradicional”, adianta Ricelly.
Quanto à possibilidade de furtos, o gerente garante que o sistema alerta para qualquer manipulação no medidor. “É muito mais fácil de termos o controle. Tanto que se algo acontece e a comunicação é cortada um dos alertas do sistema nos emite a necessidade de verificação e manutenção da unidade consumidora”, conclui.
Veja Também
Eletrobras encontra gato e corta energia de escola de Porto Velho
Eletrobras Rondônia diz que raio causou apagão em Porto Velho
Apagão em Rondônia e Acre teve duração de mais de duas horas; causas estão sendo apuradas