Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Léo Moraes acompanha negociações durante rebelião no Urso Branco

Representando a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, o deputado Léo Moraes (PTB) acompanha desde a manhã de ontem, todas as negociações durante a rebelião ocorrida na Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva, o Urso Branco.
Logo pela manhã desta terça-feira (20), o parlamentar se dirigiu ao presídio para participar da retomada das negociações entre apenados e a comissão de gerenciamento de crise formada pelo comandante de policiamento de Porto Velho, coronel Ênedy Dias, o comandante da COE, coronel Alexandre Freitas, o gerente-geral do sistema penitenciário da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), Davi Inácio e o gerente regional, Adriano Fortunato.
Segundo informações da Polícia Militar, os presos teriam se entregado no início da madrugada desta terça-feira (20) depois de mais de 26 horas de conflito. Não há registros de mortes.
Léo Moraes informou que, até às 13h de hoje, a Polícia iniciou a contagem dos presos e que posteriormente seriam recolhidos ao local denominado ‘cofre’, complexo de 16 celas onde os apenados permanecerão provisoriamente até a organização do presídio. Familiares dos detentos já deixaram a unidade.
O secretário de Estado de Justiça, coronel Marcos Rocha, por telefone, pediu a exoneração do diretor do Urso Branco, Célio Lima, reivindicação exigida pelos presidiários. O deputado frisou que, apesar de não ter poder de decisão durante as negociações, se manifestou contrário a exoneração do diretor.
Para o deputado, a rebelião poderia ter sido evitada desde o último domingo, porém, segundo Léo, não há gestão na Sejus. O deputado informou que, durante a rebelião, colheu denúncias de abusos relacionadas a conduta do gerente-geral do sistema prisional. Disse que todas as informações serão levantadas para a tomada das devidas providências.
Léo disse que faz questão de estar presente desde o início do conflito para assegurar a integridade física de todos os envolvidos, sejam apenados, reféns, agentes penitenciários policiais militares e demais servidores.
O parlamentar ressaltou que representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça também acompanharam as negociações como observadores.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema