Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Lixo e entulho provocam alagamento no Lagoinha durante forte chuva em Porto Velho

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (4), a Defesa Civil de Porto Velho esteve no Bairro Lagoinha, na Zona Leste de Porto Velho, monitorando o alagamento ocorrido em função da chuva que ocorreu desde a noite desta quarta-feira e perdurou até esta manhã. A precipitação fez com que ruas e cerca de 200 residências fossem completamente alagadas.

A prefeitura trabalhou para resolver o problema, dando, através da Defesa Civil, apoio às famílias atingidas, enquanto a Secretaria de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Básicos (Semisb) o suporte necessário para a desobstrução.

“Descobrimos que, além do grande volume de água resultante da chuva, há um complicador: o transbordamento aconteceu porque grande quantidade de lixo e entulho foi jogada dentro no canal existente aqui. Tivemos dificuldades porque todas as ruas praticamente estão alagadas, o que não impede a varredura para a consequente desobstrução”, informa Marcelo dos Santos, diretor de Defesa Civil.

A situação de alagamento é agravada pelo fato de se jogar lixo nos canais próximos. “Isso causa sérios transtornos de locomoção de pedestres e também de veículos como motocicletas e bicicletas, sem contar a possibilidade de invasão de animais peçonhentos às residências. Mas estamos monitorando tudo”, reforça Marcelo.

Moradores
Na Rua Bendito Inocêncio, o morador Ricardo, de sua bicicleta, disse que, “numa hora dessa, é comum culparem o prefeito, dizer que a prefeitura não faz nada pela cidade. Mas descobrimos que os próprios moradores contribuem jogando lixo e entulho nas ruas e nos canais. Isso é feito, muitas vezes, por moradores de outros locais que jogam entulhos aqui”.

Dentro do canal havia garrafas pets, geladeiras, móveis quebrados etc. “A prefeitura limpa de manhã e, à tarde, pessoas jogam lixo e depois ficam reclamando”, afirma Ricardo.

Há 15 anos morando no Lagoinha, Benedito também revelou a grande quantidade de entulho é atirada nos canais, o que, entre a noite de quarta-feira e a manhã desta quinta, prejudicou moradores de ruas importantes como Rio de Janeiro, Benedito Inocêncio, Tapajé e Negreiros.

Com a operação documentada com o apoio de imagens, a Defesa Civil, assim como moradores entrevistados, constatou que a origem do problema foram os entulhos que obstruíram tanto o canal vias de escoamento de águas pluviais. Situação que com educação e consciência social se pode evitar e garantir qualidade de vida.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6