Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Lojistas exigem explicação para pane no sistema de cartões na véspera de Natal

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) – a principal representante do varejo brasileiro – acaba de enviar notificação extraoficial à Redecard exigindo que a empresa apresente justificativas à pane no sistema operacional e aos prejuízos causados ao comércio na véspera de Natal (24/12), período em que é fechado o maior número de negócios no setor. Redecard é responsável pelas operações dos cartões de crédito MasterCard e Diners Clube Internacional e dos cartões de débito MasterCard Maestro e RedeShop. “A Redecard tem cinco dias para responder o ofício, sob pena de, em não o fazendo, a CNDL ingressar na justiça com ação civil pública por danos causados aos lojistas”, explica o empresário Roque Pellizzaro Júnior, presidente da CNDL.

Pellizzaro esclarece, também, que cada comerciante, individualmente, poderá entrar com ação individual, porque são consumidores dos serviços prestados pela Redecard. “Vamos aguardar o retorno e tentar entender, se é que existe explicação, o que houve. Todos sabem que não existe data mais expressiva para o nosso mercado que o Natal e as comemorações de fim de ano em geral. Qualquer simples minuto de interrupção tem um impacto tremendo. É extremamente importante ressaltar que sempre um eventual pequeno lapso do varejo é punido com taxa e multas exorbitantes, mas quando a falha vem das operadoras, elas tentam repassar o ônus aos lojistas ou tratam o assunto como se fosse insignificante”, avalia Roque Pellizzaro.

De acordo com o empresário Roque Pellizzaro Júnior, presidente da CNDL, “esse lamentável evento expõe a fragilidade do sistema e comprova nossos questionamentos e apreensões quando condenamos os constantes abusos desse duopólio, de um mercado dominado praticamente por duas grandes empresas que, além de cobrar altas taxas aos lojistas, não correspondem às nossas expectativas no momento que mais precisamos”. Na avaliação de Pellizzaro, esta é uma prova irrefutável do despreparo do sistema de captação da Redecard e do desrespeito ao comércio, uma das principais atividades do país, que vem amparando o desenvolvimento sustentado, mesmo durante a crise econômica global.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ações de fiscalização serão intensificadas até fevereiro de 2026 com integração das forças de segurança

Vereador recorre à Justiça para tentar reativar verbas de publicidade enquanto investigação criminal segue em andamento

Governador anuncia ponto facultativo dias 26 de dezembro e 2 de janeiro

Domingão da CDL encerra 2025 com grande sucesso na 7 de Setembro