Rondônia, 04 de outubro de 2024
Geral

Lula recebe presidente da CUT e do SINTERO para tratar da transposição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita a Porto Velho recebeu em audiência uma comissão de sindicalistas representantes dos servidores públicos estaduais para tratar especificamente da transposição.
A presidente do Sintero Claudir Mata, o presidente do Sinjur Israel Borges, o presidente do Sindifisco Valdemir Andrade (Caçador) e o presidente da CUT Itamar Ferreira foram escolhidos em reunião para representar os sindicatos, já que a organização da visita de Lula, por parte da Presidência da República, limitou o número de pessoas com direito a acesso ao local.
O encontro aconteceu no bairro JK, logo após o último evento da agenda de Lula na Capital de Rondônia. Na oportunidade os sindicalistas entregaram a Lula um documento no qual pedem agilidade na aprovação da PEC da transposição. Após ter sido aprovada no Senado, a PEC 489 encontra-se na Câmara dos Deputados, onde já sofreu inúmeras modificações.
Embora seja de competência do Congresso Nacional votar e aprovar a PEC, por tratar de assunto que envolve o Executivo e principalmente a folha de pagamento, os sindicalistas entendem que é necessário um entendimento com o governo para que o assunto seja finalizado.
O presidente disse que no seu retorno a Brasília pedirá uma reunião com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e com uma comissão de parlamentares para tratar do assunto. Lula disse que pedirá um estudo do impacto que a transposição causará na folha de pagamento, para encaminhar o assunto.
Além dos sindicalistas participaram da audiência a senadora Fátima Cleide e o senador Valdir Raupp, além dos deputados federais Eduardo Valverde, Marinha Raupp, Mauro Nazif, Anselmo de Jesus e Natan Donadon.
A presidente do Sintero, Claudir Mata, avaliou como de grande importância essa audiência com o presidente Lula e acredita que com esse impulso a transposição poderá virar realidade. O presidente da CUT, Itamar Ferreira, disse que a transposição só sai do papel com o esforço conjunto do Palácio do Planalto, do Congresso e dos sindicalistas.

SIGA-NOS NO

Veja Também

OAB Rondônia publica edital de convocação das eleições deste ano, que serão online pela primeira vez

Governo de Rondônia assegura mais de R$ 12 milhões para reforço aéreo no combate aos incêndios florestais

Pescadores são orientados sobre a prática de pesca ilegal na área de captação da Caerd no rio Madeira

Vacina contra a raiva para cães e gatos continua disponível em Porto Velho