Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Geral

Madeira apreendida no distrito de Extrema ficará em Rondônia

O Ibama decide revogar portaria que permitia envio de madeiras apreendidas em Rondônia para o estado do Acre. A medida atende a uma solicitação feita ano passado pelo deputado Mauro Nazif (PSB-RO) ao presidente da instituição.

A portaria nº 15, em vigor desde 28 de janeiro de 2002, permitia que as madeiras apreendidas no distrito de Extrema, no município de Porto Velho, fossem enviadas para o estado do Acre. Extrema é grande produtor de madeira e fica localizado na Ponta de Abunã. Em justificativa enviada ao presidente do Ibama, em setembro passado, Mauro Nazif, apoiado pela bancada de Rondônia, considera inadmissível que as madeiras apreendidas na região fossem enviadas para o Acre. "Esta área pertence ao estado de Rondônia e nada mais justo que o estado seja detentor daquilo que está dentro de sua área", argumenta.

A portaria nº 15, editada em 2002, justificava que o escritório do Ibama em Extrema ficava mais próximo da cidade de Rio Branco, capital do Acre, do que de qualquer outra circunscrição da instituição. Por este motivo a madeira deveria ser enviada ao Acre. A nova portaria nº15/2010 determina que o escritório de Extrema volte a ser subordinada ao IBAMA/RO.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026