Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Madeira registra 13,40 metros nesta quarta-feira, mas técnicos voltam a descartar grande enchente na capital

O nível do rio Madeira marcou 13,40 metros na manhã desta quarta-feira (23), segundo a Defesa Civil Municipal, que segue com monitoramento diário.

De acordo com o coordenador, Edmilson Hobold Machado, a cota registrada nesta manhã está abaixo do esperado para esta época do ano. Nesta terça-feira (22), a régua marcou 13,29.

O coordenador informou ao RONDONIAGORA, que um prognóstico apresentado em uma reunião realizada nesta terça-feira, juntamente com os órgãos que monitoraram o rio Madeira, mostrou que o rio pode chegar na cota de 15 metros no mês de março. “Mas isso é apenas um prognóstico, não temos como afirmar se isso vai acontecer ou não”, disse Edmilson Hobold Machado.

A Defesa Civil Municipal reafirmou que foi descartada uma possível grande cheia em 2022, o que já havia sido noticiado pelo jornal nos últimos dias.

Participaram do encontro on-line, integrantes da Defesa Civil Estadual e do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). Além de abordarem os estudos sobre o monitoramento das águas do rio Madeira, os técnicos tiraram dúvidas e prestaram várias orientações.

“Queremos dizer para a comunidade da área urbana e para a nossa comunidade ribeirinha que os dados indicam que em 2022 não teremos enchente. Pode ser que o rio Madeira chegue no nível máximo de 15,30 metros aproximadamente. É uma informação que os órgãos de monitoramento passam com segurança, com base no sistema meteorológico”, disse o diretor da Defesa Civil Municipal.

Devido às alagações nos municípios de Ji-Paraná e Cacoal, por causa da cheia do rio Guaporé, ele questionou os órgãos se o fenômeno poderia se repetir também no rio Madeira. Representantes da ANA e da Defesa Civil Nacional garantem que não e afirmaram que as chuvas na região pouco interferem na situação do Madeira.

“O que mais nos preocupa mesmo é a situação do rio Beni, na Bolívia, que afeta diretamente o nível do nosso rio Madeira e pode causar alagações, mas foi explicado para a nossa equipe que as chuvas por lá estão dentro da normalidade e que não há situação de risco de uma grande cheia”, comentou Edmilson Machado.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Nível do Madeira estável: Defesa Civil descarta enchente em Porto Velho

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema