Madeira sobe mais de um metro em uma semana em Porto Velho
O nível do Rio Madeira em Porto Velho subiu mais de um metro em uma semana, revelam dados da Agência Nacional de Águas (ANA), que são divulgados em tempo real. No dia 31 de janeiro o rio oscilava entre 13,95 metros a 14,12 metros. Nesta quarta-feira, às 14h15 o nível estava em 15,15 metros.
Em Abunã o Madeira registrou 20,85 metros, ou 25 centímetros comparados com o dia anterior.
O aumento do nível do rio já era esperado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e pela Defesa Civil de Porto Velho que preveem a cota máxima em 17,10 metros.
Durante o lançamento do Plano de Contingência do Município, o coordenador de Proteção e Defesa Civil da Capital explicava as previsões. “Essa nova estimativa ocorre, pois, o fenômeno La Liña, que influencia a quantidade de chuva nos rios Madre de Dios e Beni, na Bolívia, está perdendo força, podendo causar uma diminuição das chuvas nessas regiões nos próximos meses. Portanto, chegamos a um modelo em que o Rio Madeira poderá chegar entre 15 a 17,10 metros. Portanto, não há condições climáticas, segundo o Sipam, que indiquem uma cheia com proporções semelhantes a que ocorreu em 2014”.
O chefe da Defesa Civil explica ainda que continua monitorando a situação das famílias que moram próximo ao Madeira, mas que ainda não há risco para elas.
Veja Também
Cheia: Prefeitura da Capital decreta Estado de Alerta no Município
Nível do Rio Madeira deve chegar a 17,10 metros, afirma Defesa Civil
Com lembrança recente da cheia histórica, moradores do Bairro Balsa temem nova enchente
Rio Madeira baixa e marca 14,12 metros; Defesa Civil acredita que voltará a subir
Rio Madeira deve chegar a 16 metros durante o Carnaval, dizem meteorologistas do Censipam