Madeira tem repiquete em Porto Velho e nível vai a 14,10 metros

As águas do Rio Madeira continuam a subir e na manhã desta quarta-feira (3), o nível chegou a 14,10 metros em Porto Velho. As equipes da Defesa Civil Municipal estão monitorando as áreas que são as primeiras a serem afetadas com o aumento do rio.
De acordo com o gerente de operações e socorro da Defesa Civil, Rogério Felix, as águas do rio aumentaram devido ao fenômeno natural conhecido como repiquete, que é quando o nível do rio sobe repentinamente, fazendo com que as cotas registradas aumentem. “O nível continua subindo, está tudo dentro do normal. Há três semanas o rio já teve essa mesma medida registrada hoje”, disse.
Durante a época de cheia, quando o rio ultrapassa a cota dos 15 metros, as famílias dos bairros Baixa União, Triângulo, São Sebastião, Nacional, Balsa e Vila Candelária são atingidas e geralmente precisam de apoio logístico do município para saírem de suas casas. “Ainda não tem nenhuma família precisando de ajuda para sair de casa”, explicou.
Ao RONDONIAGORA, Rogério Felix informou que o nível do rio Madeira pode chegar à cota dos 17 metros até o final de março, segundo o prognóstico do Sipam, repassado para a Defesa Civil.
Veja Também
Agevisa alerta sobre cuidados com transmissão de doenças virais no Carnaval
TCE-RO detecta melhorias, mas diz que UPAs de Porto Velho ainda têm problemas
Secretaria proíbe estacionamentos de veículos em locais de Carnaval e alerta para remoções
