Madrugada desta terça foi a mais fria do ano em Porto Velho; Temperaturas seguem amenas na quarta

Como previsto, o ar frio de origem polar persistiu na madrugada desta terça-feira, 14 de maio, sobre o Acre, Rondônia, o oeste e o sul de Mato Grosso e sobre o Mato Grosso do Sul fazendo a temperatura baixar mais. A madrugada de hoje foi a mais fria em 2019 até agora nas capitais Porto Velho e Campo Grande e a temperatura ficou abaixo dos 10°C no sul de Mato Grosso do Sul.
Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima na madrugada de 14 de maio em Porto Velho, capital de Rondônia, foi de 21,2°C, a mais baixa para 2019 até o momento. O recorde anterior era de 21,5°C, em 7 de abril.
Esta queda de temperatura acentuada em Rondônia provocada pela passagem do ar polar é chamada de friagem. Esta é a segunda friagem de 2019. A primeira ocorreu entre os dias 6 e 9 de abril.
Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a massa de ar seco de origem polar ainda vai predominar em Rondônia nesta quarta-feira. A previsão é de um dia ensolarado em todo o Estado, com poucas nuvens ao longo do dia. Porém, na Capital e na região do Vale do Jamari há possibilidade de chuva passageiras entre a tarde e noite. Apesar do sol, não teremos calor em todo o Estado devido a atuação da massa de ar polar, que manterá a friagem ativa em todas as regiões rondonienses, com temperaturas amenas, principalmente durante a noite e madrugada.
Em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, a temperatura mínima nesta terça-feira, 14 de maio, foi de 14,1°C. Este é novo recorde de frio para este ano. O recorde anterior era de 16,6°C, em 9 de maio.
O sul de Mato Grosso do Sul sentiu um forte resfriamento e a temperatura ficou em torno dos 10°C ao amanhecer. Em Ponta Porã, o Inmet registrou 9,8°C. Esta foi a temperatura mais baixa este ano em Mato Grosso do Sul, até agora.
Por esfriar um pouco mais na próxima madrugada em Mato Grosso do Sul e há chance de novo recorde de frio para este ano em Campo Grande.
Veja Também
Sipam prevê queda nas temperaturas com nova friagem em Rondônia no fim de semana
Temperaturas permanecem amenas nesta terça-feira em Rondônia, diz Sipam
Professora da rede estadual de educação de Rondônia tem artigo publicado em revista internacional
Rio Madeira atinge 16,75 metros e fica a 25 cm da cota de inundação em Porto Velho