Rondônia, 16 de maio de 2024
Geral

Mães que amamentam devem levar filhos em transporte escolar, recomenda MP

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Infância, emitiu recomendação à Secretaria de Educação do Município de Porto Velho (Semed) para que ofereça transporte escolar adequado a estudantes que amamentam (lactantes) e permita que tais alunas levem os filhos consigo, nos veículos, até a instituição de ensino em que estejam matriculadas, visando à garantia do aleitamento materno.



O promotor de Justiça ressaltou, ainda, que a proibição perante a possibilidade de filhos de estudantes lactantes acompanharem as mães no transporte escolar poderá gerar evasão escolar.

Ao proceder a recomendação, o Integrante do Ministério Público afirmou que o aleitamento materno é um processo único e capaz de reduzir a mortalidade infantil, ao diminuir a incidência de doenças infecciosas. A prática também proporciona nutrição de alta qualidade para a criança, contribuindo para seu crescimento e desenvolvimento; bem como contribui para a saúde da mulher, reduzindo riscos de certos tipos de câncer e de anemia.

O promotor de Justiça ressaltou, ainda, que a proibição perante a possibilidade de filhos de estudantes lactantes acompanharem as mães no transporte escolar poderá gerar evasão escolar.

Entre outros pontos, argumentou que as políticas públicas da primeira infância devem atender o interesse superior da criança e sua condição de sujeito de direitos e de cidadã; que devem ser implementadas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno; que todos os direitos da criança na primeira infância devem ser garantidos independentemente das condições econômica, ambiente social, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem, conforme dispõe a Lei nº 13.257.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Mais de 191 mil rondonienses já enviaram as declarações do Imposto de Renda 2024

Friagem perde força e temperaturas voltam a subir em Rondônia nesta quinta

Sentença determina despejo da churrascaria “Boi na Brasa” em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho contrata Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas