Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Geral

Mais de 1,2 mil moradores do Baixo Madeira recebem atendimento oftalmológico

Cerca de 1,2 mil moradores da região do Baixo Madeira receberam atendimentos oftalmológicos na última semana, em São Carlos, distrito de Porto Velho. A ação é do Instituto Ver & Viver (IVV) em parceria com o Instituto Nissan. Esta é a primeira vez que a associação atende pessoas de baixa renda na Região Norte do país, por meio do projeto “Como Você Vê o Mundo”. O trabalho da ONG Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia (Napra) chamou a atenção do IVV.



Já os pacientes diagnosticados com doenças oftalmológicas, como glaucoma, catarata, pterígio, retinopatia diabética, entre outras, foram encaminhados para centros de referência em Porto Velho.

Os casos em que foram verificadas a necessidade de correção visual, o paciente escolheu as armações, que serão entregues em setembro. As lentes são doadas pelo projeto.

Já os pacientes diagnosticados com doenças oftalmológicas, como glaucoma, catarata, pterígio, retinopatia diabética, entre outras, foram encaminhados para centros de referência em Porto Velho.

De acordo com Sandra Abreu, diretora do Instituto Ver & Viver, o objetivo maior do projeto é melhorar a qualidade de vida das pessoas, oferecendo acesso ao ciclo completo da correção visual e tendo como foco comunidades carentes, crianças e jovens de escolas ou ONGs de todo o país.

Conforme o IVV, o projeto “Como Você Vê o Mundo” nasceu embasado em dados estatísticos relacionados à educação e à direção segura. Dados do Vision Impact Institute mostram que 80% do que as crianças aprendem na infância são informações captadas pelos olhos e 59% dos acidentes de trânsito no mundo estão relacionados à falta de correção visual. Além disso, desde 2015 até hoje, foram entregues mais de 30 mil óculos, ajudando a melhorar vidas através da visão.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6

Homem é morto a facadas pelo próprio cunhado na zona leste de Porto Velho